Header Ads

Morreu a atriz Cecília Guimarães

https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2021/02/MS-CeciliaGuimaraes-06-1600x1067.jpgFoto: Direitos Reservados

Morreu esta segunda-feira, dia 1 de fevereiro, a atriz portuguesa Cecília Guimarães, aos 93 anos. A artista estava internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, informação confirmada pela Agência Lusa, que cita fonte da Casa do Artista, instituição na qual residia atualmente. Cecília Guimarães foi uma das atrizes pioneiras em televisão, participando em peças de teatro televisivo e, mais tarde, em séries e telenovelas, somando uma carreira com mais de 70 anos, que também passou pelo cinema e pelo teatro.

Cecília Guimarães nasceu em Lisboa, a 28 de maio de 1927. A atriz fez o curso do Conservatório Nacional e estreou-se com a peça A qualquer hora o diabo vem, de Pedro Bom, no Teatro da Rua da Fé, em 1951. Mais tarde passou pela Companhia Alves da Cunha, pelo Teatro do Gerifalto, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Experimental de Cascais,  Companhia de Teatro de Almada, Companhia de Teatro de Braga, Artistas Unidos e pelo Teatro Experimental do Porto, entre outros.

Da sua carreira enquanto atriz de teatro fazem parte textos de Tennessee Williams, Shakespeare, Edward Albee, Valle-Inclán, Romeu Correia, Tchékhov, Lorca e Eduardo De Filippo. Já no cinema, fez parte do elenco de filmes como Francisca e O Princípio da Incerteza, de Manoel de Oliveira, ou O primo Basílio, de António Lopes Ribeiro. As Horas de Maria, O Lugar do Morto, Axilas, A Canção de Lisboa e, mais recentemente, Olga Drummond, foram outras das obras cinematográficas que integrou.

Depois dos primeiros passos em televisão terem sido dados no teatro televisivo, seguiram-se séries, novelas e telefilmes, entre eles: A Morgadinha dos Canaviais (1990), Cluedo (1995), Filhos do Vento (1997), Casa da Saudade (2000),  Hotel Cinco Estrelas (2013) e A Única Mulher (2016), o seu último projeto em televisão.

A residir atualmente na Casa do Artista, local onde pelo menos dez pessoas - entre utentes e funcionários - testaram positivo à COVID-19, não foi oficialmente confirmada a causa de morte da atriz.