Bibliotecas de Lisboa lançam entrega de livros ao domicílio
Imagem: Direitos Reservados. |
A rede de bibliotecas de Lisboa está a desenvolver um serviço de entrega de livros ao domicílio, que pretende continuar a funcionar mesmo após a pandemia, anunciou na passada terça-feira, dia 9, a vereadora da Cultura da autarquia. O projeto LX à sua porta é uma resposta da Rede de Bibliotecas da capital para as "pessoas que querem ler em tempo de confinamento".
Em comunicado, a autarquia explica que a partir de agora basta realizar um pedido de empréstimo ou devolução de um livro por telefone, que depois um membro da equipa das BLX procede à entrega ou recolha da obra.
Os livros chegam à casa de leitores de todas as 24 freguesias da cidade com a ajuda da equipa das BLX, que faz as entregas e as recolhas, cumprindo com todas as regras de segurança. Os pedidos de empréstimo e de devolução podem ser feitos por telefone (21 817 3090) ou por e-mail (blx@cm-lisboa.pt), de segunda a sexta-feira, entre as 10.00 e as 17.00. Para fazer o seu pedido deve ter o cartão da Rede BLX e residir no concelho de Lisboa.
Para usufruir deste serviço, deves possuir o cartão Rede BLX. Caso não tenhas a Divisão da Rede de Bibliotecas esclarece que "neste momento qualquer pessoa pode solicitar o cartão BLX para aceder a serviços como o BLX à sua Porta ou a plataforma PressReader", onde a rede alfacinha disponibiliza mais de 7000 jornais e revistas. O pedido do cartão pode ser feito para o mesmo e-mail designado para os pedidos do BLX à sua Porta. Explicou a Divisão à Time Out.
O projeto BLX à sua Porta já tinha sido anunciado na Assembleia Municipal de 3 de Fevereiro pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto. Na altura, a vereadora não adiantou uma data para o lançamento do projeto que agora sai à rua, mas garantiu que a ideia é que o serviço permaneça "além da pandemia", de forma a "satisfazer as necessidades de pessoas com mobilidade condicionada, que depois sejam identificadas pelas freguesias".
Comente esta notícia