Header Ads

"A Pereira da Tia Miséria" estreia esta sexta-feira na RTP1

Foto: Direitos Reservados. 
Com adaptação de Marta Pais Lopes e realização de Marie Brand, A Pereira da Tia Miséria é protagonizado por Elsa Valentim, Bárbara Branco, Elmano Sancho, Paulo Calatré, Heitor Lourenço e Lourenço de Almeida. O telefilme vai para o ar esta sexta-feira, dia 12, às 22h48, na RTP1.

"Havia no princípio do mundo, uma velhinha muito pobre e muito infeliz: era conhecida pelo nome de Tia Miséria", é assim que nos é apresentada a personagem principal da trama. O único gosto que Tia Miséria tem na vida são as deliciosas peras da sua árvore, que a rapaziada apanha inconsequentemente, deixando-a sem nada. Tudo muda quando um dia conta a sua desdita a um mendigo a quem acolhe e oferece a sua última pera. Este promete-lhe que quem tentar roubar-lhe as peras ficará preso na pereira até que ela o liberte.

Tia Miséria consegue assim assustar os jovens e resolver a situação. Quando é visitada pela Morte, para a levar, Tia Miséria pede-lhe um último desejo: que lhe apanhe uma das suas preciosas peras. A Morte acede ao seu pedido e fica presa na pereira. 

Durante anos ninguém morre e à porta de Tia Miséria passam a bater os que perdem os seus negócios em virtude desse facto. Mas algo de marcante para o mundo acontece no momento em que Tia Miséria resolve soltar a Morte.

A Pereira da Tia Miséria é uma adaptação do conto Tia Miséria de Teófilo de Braga e está integrado no projeto Trezes. Proposto pela Marginal Filmes, Trezes pretende recontar obras clássicas ou recentes de Portugal em longas-metragens de aproximadamente 45 minutos expandindo, os universos criados por autores como Fernando Pessoa, Alexandre Herculano, Eça de Queirós ou Miguel Torga. Treze realizadores diferentes assumem a responsabilidade da direção das películas, envolvendo os nomes de António-Pedro Vasconcelos, António da Cunha Telles, Carlos Coelho da Silva e José Farinha.  

Podes ver o trailer aqui: