Header Ads

“As Filhas do Enforcado” marca regresso de João Canijo em 2021

Nome incontornável do cinema nacional, João Canijo já tem um novo projeto em carteira para regressar às salas de cinema. Quarto anos depois do lançamento de Fátima e ainda com os ecos do sucesso do documentário Fojos, realizado em parceria com Anabela Moreira e que nos leva numa viagem ao extremo interior nacional com Castro Laboreiro como cenário de fundo, o argumentista regressa à ficção com As Filhas do Enforcado. Sem muitos detalhes avançados, João Canijo vai, como já é habitual, conjugar a escrita e a realização da longa-metragem que ainda não conta com data de estreia definida.

Sob a chancela da Midas Filmes e com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, As Filhas do Enforcado deveria ter iniciado gravações em setembro do ano passado, mas acabou por sofrer um adiamento de calendário como consequência do agravamento da pandemia de COVID-19 no nosso país, que obrigou a que fosse interrompida a fase de pré-produção da película. Meses depois, espera-se que o enredo comece a ser rodado ainda durante o primeiro trimestre de 2021 com um argumento que pretende explorar os males da burguesia, mantendo a mesma essência nacional e crueza nos diálogos que se tornaram numa das grandes imagens de marca das longas-metragens de João Canijo.

Rita Blanco é um das atrizes envolvidas nesta nova obra, repetindo a parceria de sucesso com o autor, que lhe rendeu, pelas interpretações em Sangue do Meu Sangue e Fátima, vários galardões de Melhor Atriz nas mais variadas premiações nacionais. A artista que pode ser vista atualmente no horário nobre da SIC em Amor Amor, deixou mais cedo o elenco da novela para se poder dedicar à construção da sua nova personagem. 

Com um cunho vincado nas suas histórias e procurando retratar com a maior veracidade as suas tramas, João Canijo, tem apostado em vários “laboratórios” de pré.produção de forma a envolver o casting com a narrativa. Em Fátima, por exemplo, o grupo de atrizes que assumiu o protagonismo do filme instalou-se em Vinhais e entregou relatórios diários ao realizador sobre a sua experiência nas caminhadas de procissão até ao Santuário.

As Filhas do Enforcado é uma das principais apostas do cineasta para o novo ano, mas não a única. De acordo com a plataforma de dados cinematográficos, IMDb, João Canijo inicia em 2021 os trabalhos de uma outra história com o título Linha de Água, onde volta a cruzar caminho com Anabela Moreira numa intriga que promete explorar o drama e a portugalidade. Rui Cardoso Martins, um dos escritores responsáveis pelo sucesso A Herdade, divide a autoria do projeto com João Canijo.