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RTP deixa de ter passatempos com chamadas de valor acrescentado em 2021

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A partir de janeiro de 2021 a RTP deixará de utilizar os espaços de Informação das plataformas digitais para exploração comercial e passa a contar também com restrições na utilização de chamadas de valor acrescentado. A informação foi divulgada pelo canal em comunicado à imprensa.

"A RTP acompanha a evolução do consumo de conteúdos nas plataformas digitais pelo que tem vindo a reforçar a sua prestação de serviços multimédia, em especial nos conteúdos que disponibiliza, bem como nas opções de acesso a esses mesmos conteúdos", começa por explicar a estação pública.

O canal adianta ainda que, "apesar dos espaços de conteúdos publicitários ser prática corrente, com o objetivo de garantir uma experiência de excelência", a RTP decidiu deixar de colocar publicidade "em formato vídeo no início ou a interromper os conteúdos noticiosos, tanto no site da RTP Notícias como na APP RTP Notícias".

Já as novas regras relativas à utilização das chamadas de valor acrescentado, usadas pelos operadores de televisão para interatividade com o público, vão fazer com que os passatempos com atribuição dos prémios em dinheiro cheguem ao fim. "A RTP vai restringir a utilização desta tipologia de chamadas. Passará a utilizar IVR`s apenas em campanhas de responsabilidade social e humanitárias a que se associe, uma prática comum e reconhecida pelo público", explica ainda a RTP.

Quanto ao entretenimento, a estação "mantém a utilização desta ferramenta unicamente em programas em que a participação do público seja fundamental, como por exemplo o Festival da Canção, as 7 Maravilhas de Portugal ou o The Voice Portugal", uma vez que "todas as iniciativas associadas a concursos e passatempos com atribuição de prémios deixarão de fazer parte dos programas de Entretenimento da RTP a partir de janeiro".