Header Ads

"Chegar a Casa": Aposta da RTP para 2021 já terminou gravações

Foto: Filipe Feio | SPi | Divulgação RTP

Há cada vez mais títulos em carteira prontos para chegarem aos ecrã da estação pública. Chegar a Casa é uma das produções prometidas para 2021 e volta a nascer de uma união de forças entre o melhor do nosso país e da vizinha Espanha. O regresso de Marta a casa, 15 anos depois de ter iniciado uma vida em Santiago de Compostela, é apenas o início da aventura vivida por Joana Seixas nesta nova trama que conta com a assinatura de Joana Andrade Filipa Poppe. Entre a comédia e a revisão de uma matrimónio que ficou noutro país, com Arcos de Valdevez e Santiago de Compostela como cenários de fundo, é esta a ficção que se segue no horizonte da RTP.

À SPi, responsável pelo sucesso Auga Seca, junta-se a CTV, produtora do país vizinho, que ajudou a fazer nascer o argumento de Chegar a Casa. «A rodagem da série junta atores portugueses e espanhóis e equipas técnicas e de produção dos dois países. As gravações decorrem dos dois lados da fronteira e seguem todas as regras de prevenção da pandemia, demonstrando bem a capacidade e a resiliência da nossa produção audiovisual. A série vai estrear na RTP1 no segundo trimestre do ano e conhecerá seguramente uma circulação internacional relevante», avança José Fragoso, Diretor de Programas da RTP em comunicado oficial divulgado pela página da SPi.

Joana Seixas assume o papel principal da nova aposta, ao lado de nomes como Alfredo Brito, Rosa do Canto, Duarte Pinho e Melo, Rui Melo, Rúben Gomes, Leonor Vasconcelos, Rodrigo Tomás e Anabela Moreira, além de Miguel Ángel Blanco, que em terras do país vizinho integrou a versão original de Conta-me Como Foi, e Sara Casasnovas. Ao Fantastic, Anabela Moreira, levantou um pouco do véu sobre o que podemos esperar da sua personagem. «Estou a gravar uma comédia maravilhosa da SPI uma co-produção espanhola que tenho a certeza que será um sucesso. Tem os ingredientes todos para isso. Desta vez serei uma minhota mais especificamente de Arcos de Valdevez», confirma a intérprete.

As gravações encerraram no dia 15 de dezembro, e Sérgio Graciano, realizador do projeto não escondeu a satisfação nas suas redes sociais. «Foi uma rodagem difícil em tempos de pandemia e isso fez com que nos uníssemos ainda mais para levar mais um projecto até ao fim. Foi difícil, mas prazeroso. Acho que o resultado final só pode ser bonito. Foi bom trabalhar com a Filipa Poppe e com a Joana Andrade e materializar aquelas palavras tão bem escritas. Da equipa espero sempre o melhor e este projecto não foi diferente. Tivemos uma equipa de guarda-roupa espanhola que sem nos conhecer mataram-se a trabalhar e passaram a ser umas de nós. Uns heróis e heroínas!», refere, orgulhoso.

Além de Chegar a Casa, a RTP conta ainda com várias séries prontas para ocuparem os serões de ficção. Capitães do Açúcar, da autoria de Tiago Sarmento, chega para falar sobre a juventude, a dependência, o universo das belas artes e a depressão. Já no contexto histórico viajamos no tempo para conhecer a obra de Fernão Lopes de Castanheda, um soldado desconhecido de muitos mas que desempenhou um papel fundamental na rebelião de Goa contra o Império Luso.

Vê mais alguns momentos das gravações em imagens captadas por Filipe Feio e partilhadas pela estação pública: