"E ainda...", álbum inédito de Carlos do Carmo, já se encontra em pré-venda
Foto: Direitos Reservados |
Depois de um 2020 atípico para os portugueses por causa da pandemia da Covid-19, Portugal entra em 2021 em sobressalto. Carlos do Carmo morreu no dia 1 de janeiro aos 81 anos, depois de ter dado entrada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com um aneurisma. Uma figura que marcou o fado e que nos deixou o disco E ainda..., um trabalho que apesar de ter edição póstuma, foi todo ele concebido e criado em vida.
Lisboa Menina e Moça, Canoa do Tejo, Os Putos são alguns dos êxitos que o fadista deixa para que o seu público nunca o esqueça. Despediu-se dos palcos em 2019, depois de um concerto no Coliseu dos Recreios em Lisboa, onde afirmou no Facebook: "É o ano em que vou fazer 80 anos. 80 anos é uma idade. Será o ano de despedida sem amarguras, sem azedumes"
Apesar da sua morte aos 81 anos, deixou o seu último disco, E ainda..., quase preparado para ser lançado. O último projeto de Carlos do Carmo está agora em pré-venda na Fnac e I Tunes. E ainda... foi editado em vários formatos: em digital, e nos formatos dois CDs, Vinil e edição especial e limitada de dois CDs mais um DVD.
Filho da fadista Lucília do Carmo e do livreiro Alfredo Almeida, iniciou o seu percurso artístico em 1964, tendo quase alcançado os 60 anos de carreira. Destaque ainda para o seu último trabalho discográfico, que será editado a 16 de abril de 2021 e conta com o fado tradicional como fio condutor, onde também se pode ouvir a música de Victorino D'Almeida, Mário Pacheco, Paulo de Carvalho e José Manuel Neto.
Considerado pelo musicólogo Rui Vieira Nery como "a maior força renovadora do fado, depois de Amália Rodrigues", Carlos do Carmo despede-se agora dos portugueses com o seu último trabalho discográfico E ainda... que já se encontra em pré venda, mas apenas será editado a 16 de abril de 2021.
De recordar que o artista recebeu um Grammy Latino de Carreira, em 2014, e pisou vários palcos pelo mundo fora, entre os quais o Olympia e Auditório Nacional em Paris, o Le Carré em Amesterdão e ainda as óperas de Frankfurt e Wiesbaden, na Alemanha.
Podes ouvir aqui Lisboa Menina e Moça cantado ao vivo numa gala do The Voice Portugal em 2016.
Comente esta notícia