"Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias" nomeado para os Prémios da European Film Academy
O mais recente filme de Regina Pessoa é um dos cinco nomeados para Melhor Curta-Metragem Europeia da 33ª edição dos Prémios da Academia Europeia de Cinema (EFA). Os resultados foram anunciados em directo no Festival de Cinema Europeu de Sevilha. Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias é um tributo a um poeta do quotidiano e um testemunho do amor da realizadora pelo seu tio excêntrico, pessoa que se tornou uma inspiração artística e desempenhou um papel fundamental no seu desenvolvimento como cineasta.
O filme de 13 minutos é uma mistura elaborada de técnicas de animação, combinando stop-motion com a técnica de gravura animada digital. Os candidatos ao EFA na categoria de curta-metragem são selecionados em parceria com 24 festivais de cinema europeus, sendo o Curtas Vila do Conde o evento português da rede.
"Tem sido uma longa e árdua
jornada desde que comecei a desenhar em criança e agradeço a todos
aqueles que me ajudaram nesse caminho, tanto profissional quanto
pessoalmente. Acima de tudo, dedico todo o meu amor e o meu obrigado ao
meu tio Tomás, a quem este filme é dedicado, um homem humilde e um pouco
excêntrico que teve uma vida simples e anónima. Não é necessário ser-se
uma pessoa célebre para se tornar importante nas nossas vidas", explicou a realizadora, Regina Pessoa, citada pelo Curtas Vila do Conde.
Promovido e distribuído pela Agência da Curta Metragem, com co-produção entre a portuguesa Ciclope Filmes, a canadiana ONF/NFB e a francesa Les Armateurs, Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias tem sido galardoado mundialmente desde a sua estreia. Entre os vários prémios, está o galardão de Melhor Curta-Metragem de Animação na 47º edição dos Annie Awards, cujos prémios são atribuídos anualmente pela divisão de Hollywood da Associação Internacional de Cinema de Animação (ASIFA). Esta foi a primeira vez que uma obra portuguesa recebeu um prémio da associação de animação americana.
Os vencedores dos Prémios da European Film Academy serão revelados durante a cerimónia virtual dos EFA, no dia 10 de dezembro, pelas 19h00, depois da votação dos 3800 membros da Academia.
Comente esta notícia