Header Ads

"Herdeiros de Saramago". Nova série documental da RTP faz um retrato de 11 escritores premiados

Estreia na próxima segunda-feira, dia 16 de novembro, a nova série documental da RTP1, Herdeiros de Saramago. Da autoria de Carlos Vaz Marques e com realização de Graça Castanheira, o primeiro episódio vai para o ar às 22h30. Através da nova aposta da estação pública, é-nos dado um retrato íntimo e afetivo de algumas das vozes mais destacadas na língua portuguesa. Herdeiros de Saramago estreia na data de aniversário de José Saramago, passando a conta com uma emissão semanal de dois episódios.

Onze escritores premiados, onze filmes. O prémio Literário José Saramago, criado um ano após a atribuição a Saramago do Nobel da Literatura, consagra o talento de autores com menos de quarenta anos. São eles os Herdeiros de Saramago, protagonistas desta série documental. 

Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo, Andréa del Fuego, Ondjaki, Bruno Vieira Amaral, Julián Fuks e Afonso Reis Cabral são onze vozes muito diferentes entre si, de proveniências distintas, com um elo em comum: a recriação literária da língua portuguesa. 

Acompanhando de perto cada um dos escritores por Portugal, Brasil e Angola, Herdeiros de Saramago dá-nos um retrato íntimo e afetivo de algumas das vozes mais destacadas na língua portuguesa. No dia de estreia, serão emitidos os episódios dedicados a Paulo José Miranda e José Luís Peixoto.