"A Linha Invisível" estreia dia 17 de novembro na RTP2
Como é que um jovem comum se tornou chefe de uma organização terrorista e cruzou a linha invisível que separa o idealismo político da ação armada? A história do grupo terrorista basco, mais conhecido por ETA, numa série espanhola de seis episódios que estreia esta terça-feira, dia 17 de novembro, pelas 22h10, na RTP2.
Espanha, 7 de junho de 1968. O líder da ETA, Txabi Etxebarrieta, cruza ‘a linha invisível’ ao assassinar o guarda civil galego José Antonio Pardines, de 25 anos de idade, a primeira das mais de 850 vítimas mortais da organização terrorista independentista basca. Poucas horas depois, o próprio Txabi Etxebarrieta era abatido num confronto com a Guarda Civil, tornando-se no primeiro terrorista a matar e no primeiro a morrer na história da ETA.
Após a morte do líder, os companheiros de Txabi decidem vingá-lo, assassinando o seu principal perseguidor, o inspetor Melitón Manzanas. O que eles não sabem é que estão prestes a abrir um caminho repleto de dor e vingança, de medo e terror que marcará os 50 anos seguintes da história de Espanha.
Num país sob a ditadura militar franquista, A Linha Invisível retrata a história de um jovem idealista, profundamente apaixonado pela namorada e muito próximo da família, que seguindo os passos do irmão mais velho, que muito admirava, se foi envolvendo cada vez mais em atividades terroristas, numa viagem sem retorno.
Comente esta notícia