Header Ads

RTP vai contar história de Fernão Lopes em nova série


A freguesia de Travassô no concelho de Águeda será transformada temporariamente numa aldeia de Goa em meados do século XV. O objetivo é contar a história de Fernão Lopes de Castanheda, um soldado desconhecido de muitos mas que desempenhou um papel fundamental na rebelião de Goa contra o Império Luso. A história de mais um figura do nosso passado é uma das apostas da RTP para o próximo ano. Diogo Morgado será o protagonista.

Afonso de Albuquerque é um nome familiar de todos os que se lembram das matérias da escola, contudo, como em qualquer período de guerra, o conquistador tem os seus defeitos e com Fernão Lopes a relação foi tudo menos amigável. Líder de uma das fações que pretendiam a independência do território, Fernão foi severamente punido pelo conquistador que representava o império luso com torturas que o deixaram desfigurado, mas mesmo isso não fez quebrar o homem que será protagonista desta trama do canal do estado.

Fernão Lopes: A História de um Soldado Desconhecido conta com a direção de Hugo Diogo, e filmagens em Águeda, Vila do Conde e Andaluzia. A produção está a cargo da Lanterna de Pedra que de acordo com o Jornal da Bairrada terá o apoio da Décadas de Sonho, companhia de artes e espetáculo. A Diogo Morgado, que será o protagonista da narrativa, juntam-se ainda João Reis, Fernando Rodrigues e a atriz britânica Suhani Ghandi, que tem descendência indiana. O projeto conta, ainda, com o apoio de produção do Instituto do Cinema e do Audiovisual.

FOTO: Jornal Soberania do Povo