Header Ads

Miúdos que já são Graúdos - Carolina Castelinho


Chama-se Carolina Castelinho, tem 25 anos e é conhecida do grande público há quase duas décadas. Estreou-se em 2000, com cinco anos, mas foi aos oito que assumiu o papel mais marcante da sua carreira, até agora. Falamos da personagem Susana, da primeira temporada de "Morangos com Açúcar", um dos elementos do trio protagonista do elenco infantil. Dezassete anos depois, o Fantastic esteve à conversa com a jovem atriz nesta edição do Miúdos que já são Gráudos.

A tua estreia em televisão acontece na telenovela "Lusitana Paixão", na altura com apenas 5 anos. Mas torna-se conhecida do grande público em 2003, ao participar em "Morangos com Açúcar". Como é que recordas estes primeiros passos na ficção? 

Recordo com muita alegria. Foi uma fase incrível da minha vida onde tive oportunidade de conhecer novas pessoas, tanto colegas como pessoal de produção. 



Ao longo de quase 600 episódios, foste a pequena Susana, irmã do Pipo, o protagonista. Como foi lidar com a fama, sendo uma criança com apenas 10 anos? 

Ao início era complicado, pois não sabia como reagir e era tudo novidade. Com o tempo, fui conseguindo lidar com a situação e comecei a aperceber-me que o reconhecimento do público é maravilhoso, pois revela que o nosso trabalho deu frutos.

"Floribella", "Detective Maravilhas" e "Portal do Tempo" foram alguns dos projetos que se seguiram. À medida que foste crescendo, a representação foi assumindo uma importância diferente na tua vida? 

Não, a representação sempre teve um papel principal na minha vida profissional, simplesmente não surgiram oportunidades para tal.

Os "Morangos com Açúcar" continuam na memória de muitos jovens que na altura acompanhavam a série. Ao mesmo tempo, devido às reposições no canal Panda Biggs, a nova geração também vai acompanhando os episódios. Passaram-se quase 20 anos. Ainda és reconhecida na rua por este papel?  

Sim, principalmente agora que recomeçou a dar no Panda Biggs . Há pessoas que reconhecem e outras que nem por isso. É bom saber que, de uma maneira ou outra, marcamos a vida de alguém ao ponto de 20 anos depois ainda se lembrar de nós.



Achas que fazem falta formatos inéditos feitos a pensar em jovens, na televisão portuguesa atual? 

Sim. Na minha opinião, acho que faz falta inovação, pois a televisão de hoje em dia está muito focada na geração acima da minha, isto falando no tipo de conteúdo que apresenta. Fazem falta séries jovens. Neste momento, estou envolvida num projeto que acho que vai dar que falar.

Começaste a fazer anúncios com apenas 2 anos. Seguiram-se vários trabalhos como modelo e figurante. A moda é também uma área muito presente na tua carreira?
A moda não tanto, até porque sou baixa. É mais um hobby do que uma possível área de trabalho.

Em 2013, quando tivemos a oportunidade de falar, estavas a terminar o 12º ano. Contaste-nos que pretendias seguir Turismo, ganhar alguma estabilidade económica, e seguir a carreira de atriz. Em 2020, conseguiste alcançar estes objetivos?
Sim, consegui estabilidade financeira e estou efetiva no meu trabalho atual.
 

Em 2019 voltaste à televisão, com uma personagem em "Amar Depois de Amar". Gostavas de voltar a trabalhar regularmente como atriz? Quais os formatos e personagens que gostarias de explorar?
Sim, gostava claro. Eu gosto de coisas que puxem por mim e que me tirem da minha zona de conforto.

Fazer Cinema e Teatro é também uma prioridade para ti?
Claro. Estamos sempre a aprender e cada um tem sempre alguma coisa para ensinar.


Sabemos que manténs a amizade com o Diogo Martins, um dos atores que mais contracenou contigo em "Morangos com Açúcar". De que forma a vossa relação se tornou especial, ao longo dos anos, devido a este projeto?
O Diogo é um amigo que vou levar para o resto da vida. Para além de um excelente profissional e colega é uma pessoa como já não há muitas. Ainda vou falando com alguns colegas, nomeadamente a Ana Marta Ferreira, que também conheci nos "Morangos" e que atualmente é a minha melhor amiga, .

Quais são as tuas maiores referências, a nível pessoal e profissional?
A nível pessoal, a minha mãe e o meu avô. A nível profissional. Albano Jerónimo, Ruy de Carvalho e Daniela Ruah.

Quais são as principais diferenças entre a Carolina que conhecemos em "miúda" e a de hoje, já "graúda"?
Estou apenas mais velha.

Miúdos que já São Graúdos
 com Carolina Castelinho

Por André Pereira
Setembro de 2020