Header Ads

Catarina Furtado apresenta Eurovisão da Canção Filosófica


A  Eurovisão da Canção Filosófica decorre em Portugal entre os dias 25 e 27 de setembro, no Teatro Nacional D. Maria II, e nos dias 2 e 3 de outubro, no Teatro Municipal do Porto. Catarina Furtado foi a anfitriã portuguesa escolhida para co-apresentar a gala com Massimo Furlan, um dos criadores do formato.

O objetivo do espetáculo é estabelecer uma relação entre a música pop e o pensamento filosófico, e conta com 11 pensadores de 11 países europeus que receberam a tarefa de escrever canções que desenvolvam uma reflexão sobre a relação da humanidade com os grandes temas da Filosofia, avança o site Espalha Factos. Em Portugal, a tarefa ficou a cargo do investigador e professor José Bragança de Miranda.

Todas as noites um país será consagrado vencedor e todas as peças musicais são interpretadas na língua materna do autor e avaliadas por um júri local. Em Lisboa, o júri será composto por Flávio Almada, Luísa Schmidt, Manuela Azevedo, Maria Manuel Mota, Mariana Mortágua, Pedro Penim e Pedro Santos Guerreiro. No Porto, farão parte do júri Ana Deus, Isabel Zuaa e Rogério Nuno Costa. O público terá também direito a votar.

Estreado em 2019 na Suíça, Eurovisão da Canção Filosófica tem como ponto de partida a peça 1973, em que Furlan e Ribaupierre recriaram um concurso da Eurovisão da década de 70 no Festival d’Avignon, em 2010. Decidiram voltar à ideia num momento particularmente complexo, em que o projecto da União Europeia de Radiodifusão e a sua identidade democrática estão cada vez mais fragilizados, ao mesmo tempo que cresce a intolerância e o ódio contra visões identitárias plurais e contra a produção de conhecimento e pensamento.