Header Ads

Camané, Maria Mendes e Mário Laginha indicados aos Grammys Latinos 2020


A música portuguesa soma e segue no caminho para o reconhecimento internacional e desta vez chega com uma tripla indicação na cerimónia deste ano dos Grammys Latinos. O certame elegeu Maria Mendes, Camané e Mário Laginha na lista de nomeados a duas categorias diferentes da premiação que terá lugar dia 20 de novembro com uma celebração adaptada às condicionantes atuais, em que será privilegiado o contacto via videochamada.

Nome reconhecido no universo da música Jazz, Maria Mendes é uma das indicadas ao galardão de Melhor Arranjo com a música Asas Fechadas, tema de Amália Rodrigues. A canção integra o álbum Close to Me, o terceiro trabalho discográfico da artista, lançado em outubro de 2019 com participações de John Beasley e a Metropole Orkest da Holanda. Neste trabalho em que está integrada a faixa a concurso, Maria Mendes apresenta, também, novas versões de clássicos como Verdes Anos, Foi Deus ou Barco Negro, entre outras.

Do Jazz para o Fado, a "união" entre Camané e Mário Laginha deu a conhecer o álbum Aqui está-se Sossegado que está na lista de nomeados ao prémio Melhor Álbum de Raízes. Numa junção de linguagens entre os dois portentos da história da música nacional, Camané e as teclas de Mário Laginha fundiram-se num trabalho que chegou aos pontos de venda em novembro de 2019 e incluí várias versões de alguns temas clássicos, também com Amália como pano de fundo e pela primeira vez na voz de Camané, além de vários inéditos.

A 21ª entrega dos Grammys Latinos tem J Balvin com o maior número de indicações nas suas 13 categorias e volta a reconhecer o talento português depois de já ter celebrado vitórias com José Cid e Carlos do Carmo e, ainda, ter indicado António Zambujo ao prémio de Melhor Canção de Língua Portuguesa com o tema Sem Palavras, que, também, conta com música de Mário Laginha.