"O Novo Normal" é o novo single de Sérgio Godinho
"O Novo Normal" é o nome da nova música de Sérgio Godinho, que surge no mês em que o cantor celebra 75 anos de vida, sendo o seu mais recente original desde a publicação em 2018 de “Nação Valente”. O tema conta com a colaboração de dois nomes na composição: Samuel Úria e Nuno Rafael.
O novo single do cantor trata-se de retrato hiper-realista da nossa agenda diária e do que a COVID 19 nos trouxe. "E de repente, algo acontece que muda as nossas vidas. Parecia uma ventania longínqua, mas agora sopra no meio de nós, confundindo-nos e pondo-nos em frente de uma nova realidade. Um novo normal, uma visão distorcida e perturbadora das nossas certezas", explica Sérgio Godinho.
"Foi num breve fresco que retratei essa intensa realidade, no tempo de uma canção, “O novo normal”. Um retrato conciso também, setas ao alvo.Foi bom criar de novo, embora desta vez por motivos cruéis. Mas cria-se ao olhar para dentro e ao olhar para fora, na paz e na guerra, no hoje e num qualquer amanhã", continua o intérprete que tem uma longa carreira com quase cinco décadas.
"No meio de tanto desencanto, eis que 2020 me incumbe de tarefa tão encantada: trabalhar em cima do esboço dum gigante.O Sérgio Godinho tinha a letra e a ideia duma canção; o Nuno Rafael tinha um par de chaves de fendas para, comigo, apertar e desapertar a composição: cingir a estrutura, desnodar a melodia, libertar a ironia. Se o novo normal for colaborar com o Sérgio e com o Rafa, serei anormalmente feliz", conta Samuel Úria, que colabora pela primeira vez com Sérgio Godinho.
Para Nuno Rafael, director musical e motor dos Assessores, "é sempre uma honra partilhar música com o Sérgio e com o Samuel", uma vez que os considera "minuciosos nas métricas e ambos bastante inspirados na escrita". Para si, "o resultado do arranjo e produção levou 'O Novo Normal' para uma sonoridade próxima do que havia imaginado para o álbum 'Nação Valente', nomeadamente no posicionamento e tessitura da voz do Sérgio, com pouca informação instrumental à sua volta, mantendo-a o mais destacada possível".
O novo trabalho de Sérgo Godinho conta ainda com Nuno Rafael e Miguel Fevereiro nas guitarras; João Cardoso no piano e órgão; Sérgio Nascimento na bateria; e Nuno Espírito Santo no baixo eléctrico. A gravação no Estúdio Vale de Lobos, assim como as misturas, ficaram a cargo de Nelson Carvalho. Já o videoclipe é assinado por Joana Linda.
Sérgio Godinho estará a 31 de agosto e a 1, 15 e 21 de setembro no Teatro Maria Matos, em Lisboa; a 3 de setembro nas Noites do F, em Faro; e a 18 de setembro no Parque de Feiras e Exposições de Grândola.
Comente esta notícia