Header Ads

Morreu o compositor Ennio Morricone

https://cdn.oantagonista.net/uploads/2020/07/Ennio_Morricone_2013.jpg
Foto: Gonzalo Tello
O compositor italiano Ennio Morricone morreu esta segunda-feira, aos 91 anos. Aquele que é considerado um dos maiores nomes da música associado ao cinema, escreveu partituras para cerca de 500 filmes, tendo sido o trabalho desenvolvido com o realizador Sergio Leone um dos mais marcantes, nomeadamente com os clássicos western spaghetti.

O músico foi o autor das bandas sonoras de filmes como O Bom, o Mau e o Vilão, Por um Punhado de Dólares, Era uma Vez na América e Cinema Paraíso. Recebeu um Óscar Honorário da Academia de Hollywood em 2007, "pelos seus contributos magníficos e multifacetados para a arte da música no cinema”, tendo sido posteriormente nomeado para mais seis Óscares.

Em 2016, venceu a estatueta pela banda sonora de Os Oito Odiados de Quentin Tarantino, tendo-se tornado na altura a pessoa mais velha a vencer um Óscar competitivo.

De acordo com uma nota divulgada pelo jornal “La Repubblica”, Morricone morreu “ao amanhecer de 6 de julho em Roma, com o conforto da fé”. O compositor “manteve até ao último momento a lucidez e uma grande dignidade”, acrescenta o comunicado.

Nascido em Roma a 1928, Ennio Morricone teria partido o fémur há alguns dias e acabou por morrer durante a noite numa clínica em Roma, avança a agência italiana Ansa.