Header Ads

"Great Yarmouth - Provisional Figures" é o novo filme de Marco Martins


Na sua longa carreira, Marco Martins já conquistou 23 galardões, em Portugal e pelo mundo fora. O diretor de Alice e São Jorge tornou-se num dos mais reconhecidos realizadores nacionais, e conseguiu recentemente mostrar o seu trabalho, também, em televisão com Sara, uma das mais aclamadas produções recentes da RTP. Great Yarmouth - Provisional Figures é o próximo trabalho de Marco Martins.

Com um tipo de emigração pouco conhecido no nosso país, a lente do realizador promete trazer para o grande ecrã a versão cinematográfica da peça de teatro com o mesmo título estreada em 2018. Provisional Figures é fruto de um trabalho de pesquisa de vários meses feito pelo, também, autor a várias pessoas que se encontram em situação de grande precariedade em parceria com a comunidade portuguesa de Great Yarmouth.

Com auge entre 2009 e 2014, o fenómeno que serve de tema à longa-metragem parte de um conceito criado no Reino Unido que atribui o título de Provisional Figures a todos aqueles que se encontram numa situação indefinida ou em trabalhos temporários no país. O projeto, à semelhança do texto da peça, promete mostrar todo o processo de integração nas grandes fábricas alimentares ao mesmo tempo que lança para debate os problemas sociais e económicos vividos pela população.

As gravações do projeto teriam início poucos dias antes do início do Estado de Emergência e os trabalhos já foram retomados recentemente A produção conta com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual e da RTP, que contará com uma versão produzida para TV feita a partir dos acontecimentos da película. Nuno Lopes e Beatriz Batarda voltam a fazer parte do casting do realizador nacional ao lado de Kris Hitchen e Rita Cabaço.