Header Ads

Filmes de Pedro Costa, Catarina Vasconcelos e Nevena Desivojevic no Festival de Melbourne

 https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/11/o-filme-vitalina-varela-de-pedro-costa-e-uma-obra-de-arte-2-1024x768.jpg

A próxima edição do Festival Internacional de Cinema de Melbourne contará com a presença de três obras portuguesas. Dos 100 filmes a serem exibidos, fazem parte películas realizadas pelos portugueses Pedro Costa e Catarina Vasconcelos, assim como da realizadora sérvia Nevena Desivojevic, que está atualmente a viver e a trabalhar em Portugal.

Vitalina Varela é o filme de Pedro Costa que poderá ser visto em Melbourne, um filme que já passou por mais de 50 festivais desde a sua estreia, tendo sido premiado a nível mundial, incluindo o Leopardo de Ouro, galardão máximo atribuído pelo Festival de Cinema de Locarno.. A película conta a história de uma mulher natural de Cabo-Verde, com 55 anos de idade, que chega a Portugal três dias depois do funeral do marido, esperando mais de 25 anos para obter um bilhete de avião.

A Metamorfose dos Pássaros é uma ficção documental de traços biográficos familiares, realizada por Catarina Vasconcelos, e que esteve presente na edição de 2020 do Festival de Cinema de Berlim. Esta obra acompanha a história da família da própria realizadora portuguesa, explorando a ligação sentimental aos seus avós, cuja avó paterna nunca conheceu.

Finalmente, a curta-metragem documental Lá Fora as Laranjas Estão a Crescer, gravada numa remota aldeia portuguesa, é a proposta da realizadora Nevena Desivojevic. No meio das montanhas, um homem vive só numa aldeia defunta. Errando pela natureza enevoada, vagueando entre as paredes do seu escuro lar, ele aguenta a sua condição humana que o condena a servir o mundo que ele abandonou.

O Festival Internacional de Cinema de Melbourne vai decorrer entre os dias 6 e 23 de agosto, sendo exibidos cerca de uma centena de filmes online, com o objetivo de apresentar “um novo programa de filmes recém-lançados de todo o Mundo”. Apesar de ser exibido na internet, o festival só poderá ser visto por pessoas habitantes na Austrália.