Header Ads

Cinema em Doses Curtas | Fado Malhoa



Na sessão de hoje do Cinema em Doses Curtas, o Fantastic presta homenagem ao nome maior do Fado e uma das figuras incontornáveis da cultura portuguesa. Falamos de Amália Rodrigues, que celebraria 100 anos hoje, dia 1 de julho de 2020. 

A curta-metragem que partilhamos chama-se "Fado Malhoa", foi lançada em 1947 e é realizada por Augusto Fraga, tendo sido filmada em Madrid.

Vê a curta-metragem na íntegra, clicando na imagem:

http://www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital/Ficha.aspx?obraid=2449&type=Video

Neste filme com cerca de 5 minutos, disponibilizado online pela Cinemateca Portuguesa, Amália aparece a cantar o tema Fado Malhoa com Jaime Santos, numa recriação do quadro O Fado.

Nome incontornável na cultura do nosso país, Amália Rodrigues participou em vários filmes, longas e curtas-metragens, tendo a sua estreia acontecido precisamente em 1947, ano em que foram lançados os maiores sucessos da sua carreira cinematográfica:“Capas Negras” e “Fado, Historia de uma Cantadeira”.

O sucesso foi tanto que se juntavam multidões para ver Amália e eram necessários cordões policiais para que pudesse passar. Os dois filmes serão exibidos esta quarta e quinta-feira, às 23h45, na RTP1, como forma de homenagear a artista e assinalar o centenário. 


Por André Pereira