Header Ads

Cinema em Doses Curtas | A Noite de Santo António




Na sessão de hoje do Cinema em Doses Curtas o filme que escolhemos chama-se A Noite de Santo António e é realizado por João Gomes. Uma curta-metragem que mistura a ficção e o documentário, filmada em plena noite de Santos Populares de Lisboa, em 2015.

Ana que sobe contrariada, em plena algazarra da noite de Santo António, a colina de Alfama ao encontro do "encaixe perfeito" - um homem idealizado que a espera no topo e que a orienta na subida via iphone.

Mas a rede móvel sobrelotada interrompe o seu percurso. Confusa e alheia à efervescência musical que a rodeia ouve no mesmo iPhone o seu ensaio de clarinete onde o seu mestre a (des)orienta entre o instinto e a razão.

Este é um filme realizado por João Gomes, com Diana Costa e Silva, Ruben Dias, Víctor M. Gonçalves e João Henriques nos principais papéis. A direção de fotografia é de Rita Lamas, a direção de som de Joana Niza Braga e a direção de produção de Ricardo Franco. A Noite de Santo António conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e a participação da banda Kumpania Algazarra.

Vê a curta-metragem na íntegra:




Por André Pereira