Header Ads

Ricardo de Sá: "Continuo a fazer mais, na esperança de um dia alguém reparar em mim"


"Quem Não Sabe" é o nome da nova música de Ricardo de Sá, lançada em todas as plataformas digitais a 10 de maio. O tema marca o regresso do cantor aos originais, depois de "Virar a Página", editado em outubro de 2019, em parceria com NTS. O Fantastic esteve à conversa com o cantor sobre o seu novo trabalho.

"Quem não sabe é o meu novo single e está disponível em toda a internet para streaming. Como artista convém virar a página e mudar de capítulo após cada trabalho... Continuo a fazer mais, na esperança de um dia alguém reparar em mim e de me ajudar a virar as páginas todas", contou Ricardo de Sá ao Fantastic.

Ricardo de Sá lançou a música em plena época de pandemia, na transição entre o tempo de isolamento e o regresso à normalidade. Criado durante a quarentena, o tema tem uma mensagem bastante clara. "Quem não sabe o que quer acaba por perder o quem; quem não sabe o que quer mas finge saber, fica sem chão, sem razão de viver; olha pra ti, o que não era mentira vai deixar saudade - o recolhimento influenciou-me a criar está música baseada numa palavra tão portuguesa: saudade", explicou-nos.

"Quem não sabe", disponível no Spotify
Ouve a música noutras plataformas digitais AQUI

Em 2015, em entrevista ao Fantastic, Ricardo considerou que "a sociedade portuguesa não valoriza a cultura", uma vez que "vive uma crise de valores não só económicos mas também sociais e intelectuais". Cinco anos depois, a opinião mantém-se. "As pessoas precisam de ter noção de que este sector antes disto acontecer já não estava bem e agora, obviamente, ficará cada vez pior... uma sociedade sem cultura não existe.... Só fica cada vez mais pobre e desumana", garante.

Em tempos de confinamento, a arte é também mais valorizada por todos, dando o exemplo dos políticos, "que durante esta fase nunca conseguiriam manter-se sãos, senão tivessem os seus livros, músicas, filmes e séries". Para Ricardo de Sá, "tudo isso ajuda, cada um à sua maneira".

Para além de cantor, Ricardo de Sá é também ator. Tornou-se conhecido do grande púbico em Morangos com Açúcar, no papel de Leo e, depois desta personagem, participou em outras produções da TVI e da RTP. Integrou também o elenco de curtas-metragens e, em 2017, fez parte da longa-metragem O Fim da Inocência.

Nos últimos seis anos lançou três trabalhos: "Histórias" foi editado pela Farol Música em 2014, seguindo-se "Epifania" em 2016 e "Manifesto" em 2017. Para o futuro próximo, Ricardo de Sá não sabe ainda o que o espera. "Espero pelo menos ter oportunidade de continuar a fazer o meu trabalho como artista", concluiu.