Header Ads

Parabéns TVI - 20 Anos de Televisão


A 20 de Fevereiro de 1993 começava a 2ª televisão privada em Portugal. 20 anos depois, a TVI celebra duas décadas de existência. Um percurso notável, um canal que começou como um fracasso de audiências e é, hoje em dia, líder há 8 anos consecutivos. A ficção nacional e a 'geração' Big Brother são dois dos pontos fulcrais no sucesso da TVI.

No início, a Televisão Independente (TVI) era o quarto canal de televisão generalista e o segundo de caráter privado. Foi fundado por entidades ligadas à Igreja Católica, incluindo a Rádio Renascença, a Universidade Católica Portuguesa e o Santuário de Fátima, sendo atualmente detida maioritariamente pelos espanhóis do Grupo Prisa, que detêm com 94,4 por cento do capital da dona da TVI, a Media Capital.
A TVI no início queria ser uma estação alternativa apostando em concursos e séries e novelas estrangeiras, tendo raros momentos portugueses, mas a partir do ano de 1998 a aposta passou a recair na ficção nacional (novelas e séries), talk shows e reality shows. Foi aqui que tudo mudou e a TVI se tornou líder.

Na direção geral da TVI estiveram: José Nuno Martins de 1993 a 1997, José Eduardo Moniz de 1998 a 2009, João Cotrim Figueiredo de 2010 a 2011, e de 2011 até 19 de dezembro José Fragoso. Desde 20 de dezembro de 2012, Luis Cunha Velho comanda o canal.

Ao longo dos últimos dias, o Fantastic apresentou uma série de especiais que recordaram os 20 anos da TVI, com uma edição especial todos os dias. Entretenimento, novelas, séries, reality-shows, informação, desporto, especiais e muitos outros programas estiveram  presentes neste 'Especial TVI 20 Anos'.

Hoje, lançamos a última edição, que relembra algumas das novelas da TVI. 

Em baixo, as edições que já estão disponíveis. Para ler, clique na imagem:


 




Hoje, às 20H: