Media Capital com ganhos de 4.1 milhões no semestre
No mesmo documento, o grupo anunciou proveitos operacionais consolidados de 90,9 milhões de euros, o que corresponde a uma queda homóloga de 23 por cento, sendo que no trimestre o recuo face ao mesmo período em 2011 foi de 21 por cento. O EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) consolidado recuou 26 por cento para os 16,6 milhões de euros.
O resultado operacional (EBIT) do grupo registou uma queda de 34 por cento, atingindo os 10,9 milhões de euros no período em análise, (9,5 milhões de euros no segundo trimestre), enquanto o resultado líquido alcançou os 4,1 milhões de euros, que compara com 9,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2011, penalizado por encargos financeiros (juros) suportados, indicou o grupo.
“A Media Capital está a adaptar-se num ambiente económico muito difícil, em que os resultados foram penalizados pela quebra de receitas publicitárias”, indicou à Lusa fonte oficial do grupo. “Mesmo assim, fruto do trabalho desenvolvido, consegue manter uma margem EBITDA semelhante do ano precedente, resultado do enorme esforço desenvolvido a nível do corte de custos e dos ganhos de eficácia que têm vindo a ser obtidos nas suas diversas empresas”, acrescentou a mesma fonte.
“É evidente”, considera finalmente o dono da TVI, que “a manter-se – tal como previsível – o actual cenário económico com o mercado publicitário em contínua contracção, não é aceitável a penalização por via legislativa que a nova Lei do Cinema e Audiovisual vai introduzir, nem a anunciada privatização da RTP, que vai enfraquecer e fragilizar, ainda mais, a viabilidade das empresas de media”.
Os proveitos do grupo com publicidade recuaram 18 por cento (percentagem idêntica para o trimestre), muito por força do comportamento do segmento de Televisão, que caiu 21 por cento (variação igual no trimestre). Já no segmento de Rádio, a queda ficou nos 2 por cento (-3 por cento no trimestre), e no segmento Digital e Outros ficou em menos 9 por cento em relação aos primeiros seis meses do ano anterior (-12 por cento no trimestre).
O grupo estima que a queda global no mercado de publicidade esteja próxima de 19 por cento até maio, sendo que os valores de Junho estão ainda por apurar. Também a rubrica de outros proveitos recuou 30 por cento relativamente ao ano mesmo período do ano anterior (-25 por cento no trimestre), devido sobretudo ao desempenho dos segmentos de Produção Audiovisual e Entretenimento. Entre Janeiro e Junho, os resultados financeiros passaram de -2,1 milhões para -4,6 milhões de euros, em consequência do aumento do custo de financiamento decorrente da “expansão de ‘spreads’” e outras contingências de mercado, segundo a empresa. (Lusa)
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