RTP nos Jogos Olímpicos de Londres
A RTP2 será a principal anfitriã dos Jogos Olímpicos em Portugal, cujas transmissões se iniciam já na quarta-feira às 15 horas na RTP Olímpicos HD, o canal no cabo expressamente criado para o efeito, anunciou hoje a estação. A RTP irá distribuir a programação relativa aos jogos por quatro canais – RTP1, RTP2, RTP Informação e RTP Olímpicos HD, comprometendo-se a emitir mais de 50 horas diárias dos Jogos Olímpicos de Londres, das quais mais de dez horas diárias na 2, que passará o essencial da participação dos 77 atletas portugueses presentes.
Os restantes canais generalistas, SIC e TVI, irão restringir a informação sobre os Jogos Olímpicos aos noticiários e programas desportivos, e divulgar sobretudo os resultados e as participações dos atletas portugueses. “Dadas as limitações que temos, tanto no desenvolvimento das provas como na aldeia olímpica, pelo exclusivo ser da RTP, não conseguimos mais do que peças diárias nos principais jornais do dia na SIC e SIC Notícias, e também destaques nos jornais desportivos”, indicou à Lusa fonte oficial da estação de Carnaxide.
A SIC enviou para Londres uma equipa de reportagem, mas a TVI optou por não fazer cobertura a partir da capital britânica.
Detentora dos direitos de transmissão, a RTP fará, assim, uma aposta forte, ainda que tenha declinado divulgar o montante total investido na operação. Deslocou para Londres quatro equipas de reportagem, num conjunto de 13 profissionais, e ainda mais dois repórteres da rádio. Terá ainda, pela primeira vez, à disposição um estúdio nas instalações em Lisboa, especialmente construído para o efeito, assim como um estúdio mais pequeno na capital dos jogos.
“Das 9h da manhã até às 24 horas haverá sempre informação sobre os Jogos nos vários canis da RTP. Tudo começa na RTP Informação, o grosso da programação passará na RTP2 e a informação regressa depois à RTP informação”, resumiu hoje numa apresentação à comunicação social Paulo Sérgio, subdiretor de Desporto da RTP. Nesta oferta, “o canal 2 será a pátria dos Jogos Olímpicos”, com quatro grandes blocos de transmissões ao longo do dia, das 9h30 às 12h30, depois das 14h às 18h (ou 19h), novamente das 19h30 às 23h e finalmente a partir da 01h30 até às 07h00.
“Só sobra espaço para os desenhos animados das crianças. Curtinho”, acrescentou o jornalista, ajudado pelo director de programação da RTP2, Jorge Wemans, que explicou que “a RTP2 tem um contrato enorme com o serviço à programação infantil e não [deixará] esse público sem ser servido”.
Os jogos vão ser todos transmitidos em formato 16X9, o formato normal em alta definição, ainda que não naquele sinal quando se tratar das transmissões na RTP1 e RTP Informação.
A cobertura da RTP, para além dos canais já referidos, estender-se-á ainda à RTP Mobile, onde no total das emissões serão transmitidas cerca de 40 horas diárias, e ainda à internet, através do ‘site’ no domínio português www.rtp.pt/olimpicos, com notícias em vídeo, áudio e texto da redacção, bem como galerias fotográficas.
As transmissões começam já na quarta-feira às 15h no RTP Olímpicos, sendo que o primeiro evento desportivo, um jogo de futebol feminino, vai para o ar no mesmo canal às 17h. Por outro lado, antes da cerimónia oficial na próxima sexta-feira, a RTP1 passará em directo na quinta-feira o Espanha-Japão em futebol masculino. (Lusa)
Comente esta notícia