Header Ads

Especial 20 Anos SIC - Edição 2



Ao longo de 22 edições iremos recordar os 20 anos da SIC em Portugal. Em cada semana, um ano diferente. Nas últimas cinco rubricas outras surpresas serão reveladas. De 21 de abril a 6 de outubro recordamos os programas que fizeram história nesta televisão, mostramos algumas curiosidades sobre a primeira estação generalista portuguesa e recordamos as audiências da época. Esta semana viajamos até ao ano de 1993...

A SIC ENTRA NA VIDA DOS PORTUGUESES
A SIC cresceu e um ano depois da sua criação começava a criar o seu caminho junto do público português. Ao longo de 12 meses, a estação foi aproximando-se dos espetadores. Apesar de fechar o ano em 3º lugar, aproximou-se da RTP2 e fez com que a 'grande' RTP1 caísse. 
Este ano fica ainda marcado pelo surgimento da 2ª televisão privada portuguesa, a TVI. Na altura, conhecida como a 'televisão da igreja', esta nova estação veio tornar a guerra das audiências ainda mais interessante.


RESULTADOS DE AUDIÊNCIAS EM 1993

RTP 1 – 61,4% de share
RTP2 – 17,5% de share
SIC – 14,4% de share
TVI – 6,7% de share

Fonte: Marktest

Fonte: Marktest

PROGRAMAS QUE MARCARAM ESTE ANO
Foi este o ano da criação de Chuva de Estrelas, um dos maiores fenómenos musicais em Portugal. Foi também este ano que o Juiz Decide se estreou. E foi em 1993 que Alexandra Lencastre começou a estar Na Cama Com…


A Viúva do Enforcado
1993

Série televisiva de 10 episódios da autoria de Paulo Filipe Monteiro. É uma adaptação da novela homónima de Camilo Castelo Branco inserida na obra Novelas do Minho. Estreou a 31 de Janeiro e terminou a 11 de Abril. Na história, Teresa (Anabela Teixeira), a única filha de um comerciante de Guimarães, é uma moça devota até ao dia em que se encontra e apaixona por um jovem ourives. Perante a oposição do pai, e com a ajuda de um abade, eles casam e fogem para Espanha para fugir à ira do pai dela. Aí ela conhece Inês, a filha do alcaide da cidade onde se refugiam, que está apaixonada por António (Paulo Oom), um outro português, que foge da forca por homicídio. Este e Inês estão noivos, mas quando Teresa enviúva de repente, a situação altera-se e António, declara-se a Teresa e eles decidem casar. Inês refugia-se em Madrid e mais tarde morre, deixando o alcaide desesperado. Este vinga-se fazendo António cair nas mãos da justiça portuguesa, que o virá a enforcar.




Chuva de Estrelas
1993 – 2000

Os concorrentes do "Chuva de Estrelas" têm de ultrapassar um rigorosíssimo processo de pré-seleção. Desafio: imitar na perfeição um nome sonante do mundo da música. A caracterização e o guarda roupa transformam os nossos concorrentes na estrela que pretendem imitar: Whitney Houston, Prince, Alanis Morissette, Meat Loaf, Dulce Pontes, etc. As interpretações são avaliadas por um júri e todas as semanas há um novo vencedor que é apurado para a grande final.
Foi apresentado por Catarina Furtado, José Nuno Martins e Bárbara Guimarães. Com 170 programas emitidos, “Chuva de Estrelas” esteve no ar durante 7 anos. Os vencedores foram:

1993: Sara Tavares com One Moment in Time, de Whitney Houston
1994: Inês Santos com Nothing Compares to You, de Sinead O' Connor
1995/1996: Rui Faria com Can't You Feel the Love Tonight, de ELton John
1997: Jessi Leal com Wuthering Heights, de Kate Bush
1998: Carlos Bruno com Everybody Hurts, dos REM, ganhou também a Final Europeia
1999: Ricardo Sousa e Sandra Godinho com Meat Loaf e Ellen Foley
2000: Nádia Sousa com La Vie en Rose, de Edith Piaff



Ora Bolas Marina
1993 – 1995

Programa de humor com assinatura de Marina Mota. Série composta por "sketchs", encenação de anedotas curtas e momentos musicais, num registo próximo do teatro revista. Com 78 episódios de 25 minutos, esta série foi escrita por Carlos Paulo, produzida e realizada pela MZM e contava com Marina Mota, Carlos Cunha e Natalina José no elenco principal.



Cara Chapada
1993 – 1995

Esta série de humor de 22 episódios foi a primeira versão portuguesa de “Spiting Image". Mais tarde, passaria para a RTP, onde se tornaria conhecida como “Contra Informação”. Esta produção originalmente exibida na SIC, contava com bonecos de latex, que representavam as  mais diversas personalidades públicas. Sátira do dia-a-dia da vida política, social, cultural e desportiva portuguesa e internacional.


Na Cama Com…
1993 – 1994

Alexandra Lencastre foi a anfitriã  deste programa feito  de conversas e de emoções. Um programa que revelou as pessoas por detrás das imagens públicas. Em cada emissão, Alexandra entrevistava um convidado num ambiente intimista e informal.



Tostões e  Milhões
1993 – 1997

Foi provavelmente o primeiro programa de economia dirigido ao grande público. Numa linguagem acessível, António Perez Metello trocou por “miúdos”  toda a informação económico-financeira.



Casos de Polícia

1993 – 1999

Reportagens e entrevistas  onde se trouxe  a público casos de justiça  e…injustiça.  Uma equipa de jornalistas  percorreu  o país e o estrangeiro  no encalço de pistas, pessoas e fatos.



Juiz Decide
1993 – 2000

A  SIC   introduziu   o  conceito   de  justiça   na  televisão   portuguesa.   Diariamente,   os espetadores puderam ver e participar na resolução dos mais variados litígios. O Juiz Decide, foi um programa português exibido nas tardes da SIC, onde um juiz tomava a decisão de vários crimes, encenados. O programa rebentou a audiência, e colocou a SIC na liderança, no período da tarde.
  


Falas Tu ou Falo Eu

1993 – 1994

Um talk show musical com Fernando Tordo e Carlos Mendes por onde passaram vários convidados e muitas memórias.




No próximo sábado iremos relembrar programas como Ponto de Encontro, Caça ao Tesouro, a Noite da Má Língua ou Perdoa-me. Entramos no ano de 1994, no qual a SIC sobe ao 2º posto nas audiências e se afirma cada vez mais no panorama audiovisual. Recorde connosco, na próxima semana!