Header Ads

RTP1 é quem mais perde na 1ª semana de audiência da GFK

A quota média de audiências da RTP1 na primeira semana do novo sistema de medição de audiências da GfK caiu 5,2 pontos percentuais, por comparação com o share médio que tinha registado no mês de Fevereiro, ainda com o painel da Marktest. Os dados divulgados pela GfK desde 1 de março revelam que a estação pública perdeu praticamente 25% da quota de mercado que registava no anterior painel, analisa o Jornal Expresso.

A quota média de audiências da RTP1 na primeira semana do novo sistema de medição de audiências da GfK foi de 14,9%, o que representa uma queda de 5,2 pontos percentuais, por comparação com o share médio de 20,1% que o canal tinha registado em Fevereiro, ainda com o painel da Marktest.

O único dia em que se aproximou da média que apresentava com o sistema da Marktest foi na terça-feira, 6 de março, quando a emissão do jogo da Liga dos Campeões entre o Benfica e o Zenith 'puxou' o share médio da estação para os 20,4% nesse dia. Ainda assim, e apesar do jogo, ficou atrás do valor médio apresentado nesse dia pela TVI (21,3%).

No total da semana (ver gráfico), a TVI manteve a liderança de mercado, mas perde dois pontos de quota face a Fevereiro, passando para os 23,8%. A SIC cai 1,7% para uma média de 21%. Os canais por subscrição caem 0,3 pontos para 24,6%. O item "outros" - que agrega os sinais não identificados e outros usos dados ao televisor, como jogos de consola ou visionamento de programas gravados - é o que mais sobe: 9,3 pontos de quota, para um share médio de 12,2%.


Comissão de Análise de Estudo de Meios deverá pronunciar-se em breve sobre a polémica instalada com as críticas da RTP ao novo sistema de audiências da GfK. 

Recorde-se que esta quebra acentuada na quota de audiências da RTP1 já levou a administração do canal público a exigir esclarecimentos até ao final do dia de hoje à Comissão de Análise de Estudo de Meios (CAEM), entidade responsável pelo concurso e posterior processo de supervisão e operacionalização da mudança do anterior sistema de medição de audiência da Marktest para o novo da GfK.

Fonte: Expresso
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/rtp1-perde-25-de-audiencia=f710093#ixzz1oZfJtPbB