Header Ads

Veja os vídeos dos primeiros ensaios

 

 Faltam pouco mais de 24 horas para a exibição do Festival RTP da Canção 2012 e os ensaios já estão a decorrer nos estúdios do programa. Curiosos de sites e a imprensa reuniram nas bancadas da RTP para assistir aos ensaios, a estação divulgou os vídeos dos primeiros ensaios.

No primeiro ensaio, cada um dos concorrentes teve a oportunidade de repetir três vezes a sua atuação. No site oficial do Festival (http://www.rtp.pt/tvonline/sites/festival_cancao) pode ler-se:

Ricardo Soler revelou finalmente onde encaixa o título em latim da sua canção. "Gratia Plena" faz parte do refrão, uma música carregada de esperança, com os agudos a que Ricardo Soler nos habituou mas com graves que também nos sabem embalar, no momento certo. Acompanhado de guitarras portuguesas, consegue ser uma canção épica e o público reagiu muito bem. 


Pedro Macedo está encarregue da canção nº2 - "Outono em forma de gente". Acompanhado por um coro de 4 pessoas, traz uma sonoridade com ritmos latinos que joga muito bem com as sonoridades portuguesas, que não esquecem também o fado, não fosse ele o grande tema deste Festival! 
 

Tó Martins tem uma canção bonita, muito à Tozé Brito. Fala de uma separação mas sobretudo de um recomeçar com muita esperança, na voz rouca e segura do concorrente, que vai tocar guitarra também. 


Gerson Santos incentiva-nos definitivamente a "redescobrir Portuga"l. Um cartão de visita que nos leva a todos os pontos do país, do Alentejo a Trás-os-Montes, não esquecendo a gastronomia inigualável do país. Uma óptima viagem por todos os pontos do país na voz do intérprete e de quatro elementos do coro. 
 

Joana Leite parecia ter uma voz frágil, mas a claque de Marisa Liz e Tiago Pais Dias fez sobressair a verdadeira força desta intérprete do Norte. De guitarra eléctrica na mão, é acompanhada por uma banda que não engana sobre quem foi o compositor deste tema. Forte, decidido, com a atitude certa - a falar do amor que é maior que a vida. 


Pamela Salvado assume a liderança do palco, sendo somente acompanhada por dois elementos do coro, femininos. A sua canção é doce e fala de saudade - há algo mais português. Palmela, embora não seja profissional, é afinada e sabe cativar o público. 


A dupla Pedro Porta e Susana Gonçalves traz sonoridades portuguesas com um ligeiro sabor a leste. Patamares muito bem feitos e o palco cheio com guitarra portuguesa, viola, ba e uma dj! É moderna, é animada e tem muita história, a mandar embora a tristeza!

A dupla Pedro Porta e Susana Gonçalves traz sonoridades portuguesas com um ligeiro sabor a leste. Patamares muito bem feitos e o palco cheio com guitarra portuguesa, viola, ba e uma dj! É moderna, é animada e tem muita história, a mandar embora a tristeza!


Arménio Pimenta, de voz segura, anda "à procura de si". A canção é forte, o intérprete segura-a bem; Ménito Ramos bem representado e com quatro vozes a fazer coro!


Carlos Costa tem a música mais dançável do certame. O intérprete pergunta "Queres que eu dance? Que não me canse?"...e parece que é mesmo isso que vai acontecer. A letra é dinâmica e todo o ambiente à volta da canção puxa pelo público!


Vânia Osório é dona de uma voz poderosa, de uma postura segura... e de uma música a que não podemos ficar indiferentes!


Filipa Sousa ensaiou primeiro que Rui Andrade, mas continua a ser a Canção nº12. A voz de fado é trazida pela intérprete e o coro acompanha-a sem falhas. Uma música muito à "Senhora do Mar", também composta por Andrej Babic e Carlos Coelho e que chegou à Eurovisão!


A canção de Rui Andrade fala de amor, mas fala sobretudo de jogo. O coro fica em semicírculo a rodear o intérprete que mesmo nos ensaios usou uma camisola com o nº11...a não fazer esquecer a posição deste tema no alinhamento do Festival da Canção!

nos ensaios usou uma camisola com o nº11...a não fazer esquecer a posição deste tema no alinhamento do Festival da Canção!