Header Ads

"Verdade" estreia no TV Cine 1


Verdade, de James Vanderbilt inspira-se no trabalho do mítico pivot televisivo, Dan Rather e da sua produtora, Mary Mapes, que deu origem à polémica reportagem sobre a alegada fuga de George W. Bush ao serviço militar, durante a Guerra do Vietname. 

Dan Rather (Robert Redford) era uma estrela no universo televisivo nos Estados Unidos, um dos mais respeitados e admirados pivots de notícias, a cara do 60 Minutes Wednesday, com uma legião de fãs entre os aspirantes a jornalistas. Mary Mapes (Cate Blanchett) era a conceituada produtora de Dan no programa, uma lenda entre o jornalismo, a central de operações que colocava todas as rodas a girar. Mapes toma conhecimento de uma história que promete ser bombástica: George W. Bush, na altura em plena campanha eleitoral para a reeleição enquanto Presidente dos Estados Unidos, teria fugido ao serviço militar obrigatório durante o período da Guerra do Vietname. Os registos são difusos, até ocultos, mas há documentos que mostram preto no branco que W. Bush teve tratamento preferencial por ser filho de quem era. 

Mapes e Rather decidem avançar com a história, que é exibida poucos meses antes da data das eleições de 2004. A equipa de jornalistas considera o programa uma vitória, mas no dia seguinte começam a chover reações negativas. É decidida uma investigação interna, com Mapes e Rather no centro da linha de fogo, acusados nomeadamente de terem sido iludidos por fontes falsas e documentos forjados. Em última instância, Mary Mapes é acusada de querer impor a sua agenda liberal e querer influenciar o programa com a sua visão política. A investigação jornalística que Mapes perseguiu e que deu à luz a polémica reportagem sobre a alegada fuga de George W. Bush ao serviço militar acabou por transformar-se num inquérito à própria produtora e à sua índole profissional. Acima de tudo o que está em causa é a verdade da história, algo de que nenhum verdadeiro jornalista ou profissional das notícias poderia abdicar. 

Verdade estreia a 5 de março, domingo, às 21h30, no TV Cine 1.