Header Ads

"O Caso Spotlight" estreia no TV Cine 1


O Caso Spotlight, de Tom McCarthy, o melhor filme do ano chega em novembro à programação do TV Cine 1. A história verídica de uma equipa de jornalistas, que denunciou dezenas de casos de pedofilia conhecidos do Arcebispo local.  

O filme narra a história de uma corajoso equipa de jornalistas de investigação liderada por Michael Rezendes (Mark Ruffalo) e Walter ‘Robby’ Robinson (Michael Keaton), que denunciou dezenas de casos de pedofilia praticados por arcebispos da Igreja. A reportagem de investigação foi publicada em 2002, tendo recebido o Prémio Pulitzer de Serviço Público em 2003, numa investigação que remontava a 1993. 

Tudo começa quando, em 1976, um padre é preso e acusado de pedofilia. O caso é discutido numa esquadra de Boston entre dois agentes, na presença de um alto representante da Igreja Católica. O representante do Ministério Público diz que o assunto não pode chegar aos ouvidos imprensa e a verdade é que o caso não chega mesmo à esfera pública. 

Em 2001, Marty Baron (Liev Schreiber) é contratado como novo editor de The Boston Globe e uma das suas primeiras decisões é reunir-se com a equipa Spotlight, responsável por investigações mais profundas. Baron leu um pequeno artigo sobre um advogado que acusa o arcebispo de ter conhecimento sobre os abusos do padre do caso de 1976 e pede à equipa que investigue o assunto. Nasce aqui uma verdadeira operação de assalto à verdade, que traz à luz do dia o que se passou em 1976. Para surpresa dos jornalistas a um caso soma-se outro, e mais outro, e mais outro, chegando o total a 90 padres suspeitos de cometer atos de pedofilia. Está nas mãos da direção do jornal validar a decisão de continuar a investigação e encontrar provas, mas a oposição da Igreja Católica adivinha-se feroz. 

O Caso Spotlight estreia a 18 de novembro, sexta-feira, às 21h30, no TV Cine 1.