Header Ads

Duplo Clique | "As Mães é que sabem"


Uma competição saudável bem doseada de humor e amor, é isto que faz do novo programa da RTP uma saborosa opção de entretenimento para o sábado à noite, goste-se ou não de cozinhar.

A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua é o mais recente programa de sábado à noite da RTP, com apresentação de José Carlos Malato e participação de caras conhecidas do grande público e respetivas mães. Podia ser apenas mais um programa de cozinha igual a tantos outros, mas não é: seduz pela espontaneidade de todos os envolvidos, diverte pelo ritmo da competição e deixa, no final, uma agradável sensação de bem-estar.

Bem-estar é a palavra certa. Tudo neste formato surge com conta, peso e medida, a começar pelo apresentador, de quem já tudo se disse como um dos melhores e mais carismáticos da televisão portuguesa. É José Carlos Malato, a braços com um regime alimentar mais regrado e saudável, que se move numa cozinha repleta de tentações, cheiros, cores e sabores. Malato “distribui jogo” como ninguém e revela-se especialmente espirituoso nos comentários à parte com o público do lado de lá da câmara.

Na estreia de A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua, no sábado dia 5 de novembro, também o elenco de concorrentes e respetivas mães mostrou como a lógica do programa, tão deliciosamente simples, funciona bem. Na cozinha, os concorrentes têm 25 minutos para confecionar um prato a partir de um ingrediente surpresa, que só lhes é revelado na hora (de entre uma lista de cinco receitas de família indicadas previamente). As atentas progenitoras só podem ajudar à distância, e a partir dos oito minutos é-lhes permitido correr para a cozinha em auxílio dos filhos, carregando num “botão de pânico” que faz o cronómetro correr a dobrar.

O fator humano dos concorrentes – que mostram espontaneidade, bom humor e fair-play – garante ao concurso um ambiente intimista, na falta de um grande cenário ou de grandes artifícios visuais. Por outro lado, a realização mostra-se habilidosa a captar o ritmo frenético das movimentações na cozinha e imprime uma sensação de velocidade ao programa, capaz de roubar um pouco de fôlego aos espectadores.

Curioso em A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua é o facto de não serem as mães a prestar provas, mas sim os filhos, orientados por elas. Já os pratos são provados e comentados por Filipa Gomes, uma chef de cozinha cheia de estilo, apresentadora do programa Prato do Dia, no 24Kitchen.

Uma competição saudável bem doseada de humor e amor, é isto que faz do novo programa da RTP uma saborosa opção de entretenimento para o sábado à noite, goste-se ou não de cozinhar.

A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua, para ver aos sábados, às 21h, na RTP. 

Duplo Clique - 86ª Edição
Por André Rosa