Header Ads

RTP1 estreia documentário "O Arquipélago" hoje à noite

 
A RTP1 estreia hoje, dia 10 de outubro, pelas 23h42, O Arquipélago. Este documentário surpreendente mostra-nos, na primeira pessoa, as atividades da comunidade das Ilhas Faroé, nomeadamente a caça à baleia, que é a base para a autossustentabilidade da comunidade destas ilhas. 

Enquanto isso, os habitantes mais modernos são fiéis aos seus costumes tradicionais, continuando a caçar as baleias-piloto, uma prática bastante polémica e investigada pela sociedade ocidental e sobre a qual a ONG internacional Sea Shepherd recentemente anunciou a sua maior campanha anticaça até à data.

As Ilhas Faroé, que fazem parte do território dinamarquês e estão localizadas entre a Escócia e a Islândia, têm sido constantemente afetadas pelas mudanças dos padrões climáticos do Norte do Atlântico. 

As comunidades destas ilhas estão ligadas ao mundo moderno e à tecnologia, mas é também um lugar onde as pessoas e a natureza se encontram intrinsecamente ligadas. Durante séculos, os habitantes destas ilhas viveram apenas com os recursos das ilhas.

O choque entre estas duas diferentes visões ecológicas poderá mudar a imagem do arquipélago para todo o sempre.