Header Ads

RTP1 estreia 13 documentários científicos nacionais


A RTP1 aposta, a partir do dia 3 de julho, numa série de treze documentários nacionais, que percorrem doze países e quatro continentes. As Novas Viagens Philosophicas são o resultado de cinco anos de rodagem, num trabalho de documentário inédito em Portugal.

Os episódios serão exibidos aos domingos, pelas 11h30. O projeto resulta de uma parceria entre a RTP, o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) e a Universidade do Porto.

Durante todo o processo, dois operadores de câmara, um sonoplasta e uma jornalista correram o mundo guiados por biólogos portugueses com a missão de documentar e explicar as investigações dos cientistas nacionais.

O primeiro episódio relata uma viagem até à Mauritânia para conhecer os crocodilos do deserto. Um grupo de biólogos procura crocodilos nos oásis de montanha no Saara. A recolha de amostras de tecido dos crocodilos permite perceber se há comunicação entre os diversos grupos ou se o seu isolamento reprodutivo pode conduzir ao desaparecimento de algumas populações. Trata-se do crocodylus suchus, uma espécie diferente do crocodilo do Nilo.