Header Ads

Morreu o ator Francisco Nicholson


O ator e argumentista Francisco Nicholson morreu, esta terça-feira, dia 12 de abril. Com 77 anos, o também dramaturgo faleceu em casa. A notícia foi confirmada por fonte da família à agência Lusa.

Francisco Nicholson estreou-se no teatro aos 14 anos, no antigo Liceu Camões, sob direção do encenador e poeta António Manuel Couto Viana. Fez parte do Grupo da Mocidade, que era formado por nomes como Rui Mendes, Morais e Castro, Catarina Avelar ou Mário Pereira.

Estudou em Paris, frequentando a Academia Charles Dullin, do Théatre Nacional Populaire, privando com grandes nomes do teatro francês, como Jean Vilar, Georges Wilson, Gerard Philipe.

Na televisão, estreia-se em Riso e Ritmo (1964), programa em que foi autor, ator e produtor, ao lado de Armando Cortez e José Mensurado. Dirigiu e interpretou vários papéis programas e foi o autor de Vila Faia, a primavera telenovela portuguesa.

Como ator em televisão, o seu último trabalho aconteceu no primeiro episódio de Bem-Vindos a Beirais, emitido a 13 de maio de 2013 e no qual teve uma participação especial. A sua última participação numa telenovela foi em Fascínios, em 2007, projeto recentemente reposto pela TVI.