Header Ads

Especial Globos de Ouro - Antevisão dos Vencedores (Parte 2)


A XX gala dos Globos de Ouro, da SIC, acontece já no dia 24 deste mês, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Aquela que é uma das maiores cerimónias da indústria cultural portuguesa recebe, em pleno mês de aniversário do Fantastic Televisão, honras especiais. Até ao fim do mês, o Fantastic dedica-se a um acompanhamento especial do evento. 

Depois de publicada a primeira parte da antevisão dos vencedores, leia agora a segunda, com as categorias de Música e Moda. Dia 21 não perca a terceira parte (Desporto e Revelação) e no dia 23 poderá ler ainda uma retrospetiva dos 20 anos da cerimónia. Dia 27, não perca o habitual Duplo Clique, com a análise televisiva ao espetáculo emitido em direto.

Conheça agora a antevisão dos vencedores dos Globos, recordando os melhores projetos e protagonistas de 2014 nas categorias de Moda e Música.




 

Na corrida ao Globo de Ouro de Melhor Estilista na categoria de Moda, apresentam-se este ano Carlos Gil, Diogo Miranda, Filipe Faísca e Miguel Vieira. Miguel Vieira é um dos evidentes candidatos a levar para casa o troféu, dado que soma já duas idas ao palco – em 2007 e 2012. As suas coleções refletem elegância, charme e glamour, elementos transversais aos trabalhos dos seus colegas. Neste sentido, também Filipe Faísca soma pontos, tendo ganho o Globo em 2011 depois de dois anos consecutivos de nomeações. 

Juntos, acabarão por diminuir as hipóteses de Carlos Gil (que se estreou no PortugalFashion em 2010 e é quem veste a primeira-dama, Maria Cavaco Silva) e de Diogo Miranda, cujo percurso profissional começou em 2007. Importante é referir que estas nomeações revelam o interesse nos novos talentos nacionais, especialmente importante num meio tão competitivo como é a Moda. Em 2014, o Globo de Melhor Estilista foi atribuído a Luís Onofre.



Na categoria de Moda, como Melhor Modelo Masculino, concorrem os modelos Fernando Cabral (agenciado pela Karacter), Gonçalo Teixeira (Central Models), João Pedro (Best Models) e Ruben Rua (Elite). Gonçalo Teixeira, nomeado durante quatro anos consecutivos (vencedor em 2012 e 2013) e premiado pela Fashion TV Awards, é o principal candidato a ganhar. Fernando Cabral, guineense, venceu o Globo o ano passado e é uma referência no ranking internacional de modelos, pelo que segue taco a taco. 

No cômputo geral, tanto João Pedro como Ruben Rua acumulam três nomeações seguidas nesta categoria de Moda.



As elegantes candidatas ao Globo de Ouro de Melhor Modelo Feminino são Daniela Hanganu (da Central Models), Francisca Perez (Central Models), Sara Sampaio (Central Models) e Sharam Diniz (L’Agence). Sem grande margem para dúvidas, o prémio deverá ir mais uma vez para as mãos de Sara Sampaio, nomeada consecutivamente nos últimos anos e vencedora em 2011, 2012 e 2014. 

Considerada, já este ano, um dos 10 novos anjos da marca de lingerie Victoria’s Secret, Sara Sampaio não se coibiu de elogiar, também, a sua colega Daniela Hanganu. A jovem de 17 anos, de ascendência moldava, foi a segunda portuguesa a desfilar pela Chanel Haute Couture. Nesse sentido, Hanganu está de parabéns. 

Francisca Perez, considerada a Melhor Modelo New Face em 2012, e Sharam Diniz (vencedora deste Globo em 2013), terão assim, à partida, menos hipóteses de subir ao palco.



Este ano, na categoria de Melhor Grupo de Música estão nomeados os Buraka Som Sistema (com o álbum Buraka), o grupo D.A.M.A. (Uma Questão de Princípio), Dead Combo (A Bunch of Meninos) e os HMB (Sente). Tratando-se de uma categoria cujos nomeados refletem uma grande diversidade de estilos musicais – um sinal de que a indústria musical portuguesa mostra bons sinais de vitalidade –, a competição exige que o candidato ao Globo seja analisado com ponderação. 

O grupo HMB, que conta com a sua primeira nomeação nos Globos de Ouro, será, à partida, um candidato forte. Mesmo assim, a banda do novo soul português depara-se com o avanço de Buraka Som Sistema, vencedores deste Globo em 2009 e nomeados em 2012. Sendo frequentemente apontados como os percursores do género kuduro progressivo, os Buraka são favoritos. 

Igualmente em competição, os Dead Combo merecem destaque pela nomeação. Caso vença o troféu pelo álbum A Bunch of Meninos, a dupla representará uma grande e agradável surpresa na atribuição de prémios, reforçando assim o seu reconhecimento junto dos apreciadores de boa música. Por último, a nomeação dos D.A.M.A, a revelação destes Globos de Ouro. O grupo “explodiu” em todas as rádios e televisões em 2014, mas surgiu no Youtube uns anos antes. A vencer o Globo de Melhor Grupo, recolherão assim um sinal inequívoco de que até uma suposta boys band – que não se assume como tal – pode marcar a diferença.


António Zambujo (com o álbum Rua da Emenda), Carminho (Canto), The Legendary Tigerman (True) e Rodrigo Leão concorrem individualmente ao Globo de Ouro de Melhor Intérprete Individual. António Zambujo, a voz do tema tão lisboeta Pica do 7 (nomeado para Melhor Música) será o favorito entre o painel de luxo desta categoria. 

Carminho (que venceu o Globo de Melhor Música em 2013, a concorrer com António Zambujo) e Rodrigo Leão justificam só por isso o lugar e a presença assídua do Fado nesta categoria. Rodrigo Leão tem, por isso, boas hipóteses de vir a ser uma surpresa, tendo sido o autor da banda sonora do filme O Mordomo (2013), recebendo a atenção da crítica. The Legendary Tigerman, por sua vez, nunca foi nomeado. O compositor e vocalista, já com cinco álbuns da sua autoria, recebe o reconhecimento do sucesso do álbum True, o qual subiu ao 1º lugar do TOP de vendas do iTunes e fez esgotar concertos o ano passado.


As quatro melhores músicas portuguesas de 2014, nomeadas este ano, são Pica do 7 (no álbum Rua da Emenda, de António Zambujo), Vayorken (Sereia Louca, Capicua), Às Vezes (Uma Questão de Princípio, D.A.M.A.) e Balada Astral (Crónicas da Cidade Grande, Miguel Araújo). A diferença de estilos musicais é assinalável e, por isso, um ponto positivo nesta categoria. 

O single Pica do 7 reúne todas as condições para arrecadar o troféu, a avaliar pela popularidade que conseguiu junto do público. Já o tema Vayorken, caso veja a si atribuído o prémio, tornará Capicua a primeira mulher a ganhar nesta categoria e será uma grande afirmação do Hip Hop Nacional, geralmente pouco nomeado. Entre as últimas vitórias conta-se a dos DaWeasel, que venceram os Globos de Ouro de Melhor Grupo e Melhor Música do Ano em 2005, e dos Expensive Soul, de Melhor Grupo, em 2013. 

Tanto o grupo D.A.M.A como Miguel Araújo, que esteve nomeado em 2013 e não ganhou, terão menos hipóteses de levar para casa a distinção da SIC/CARAS. 

Especial XX Globos de Ouro - Antevisão dos Vencedores (Parte 2)
Uma análise escrita por André Rosa e Rita Pereira