Header Ads

"Destino: Eurovision" #4 | O fim da azáfama do Super Saturday


Nesta edição, continuamos a nossa viagem pelo Super Saturday e ficamos a conhecer o que se passou nas Finais Nacionais da Estónia, Letónia, Lituânia e Roménia. A poucos dias do início da Eurovisão, junta-te a mim para mais um Destino: Eurovision!

A Estónia com o seu método de seleção, o Eesti Laul, vai ser a primeira paragem desta edição. Foi diretamente do Tondiraba Ice Hall em Tallinn que o país báltico elegeu Alika e a canção Bridges. Desde o início da competição que a cantora foi considerada uma forte candidata à vitória final e venceu a seletiva com 41%. No restante pódio com 32% ficou Ollie com canção Venom e no terceiro lugar os Bedwetters e a sua canção Monster. A voz da intérprete que só por si já é cativante, a melodia e a produção musical de Bridges então... são lindíssimas. Prevê-se uma atuação seguríssima. 



Já na vizinha Letónia, em Riga, tivemos o Supernova. Um método de escolha que os letões têm vindo a utilizar para enviar o seu representante para a Eurovisão. Na seletiva do país, os Sudden Lights com a canção Aijā triunfaram com 24 pontos, frutos dos 12 pontos do júri e 12 pontos do televoto. Já Patrisha e 24. Avenija terminaram o pódio com 20 e 15 pontos, respetivamente. Sem sombra de dúvidas que a parte da música em letão, dá um toque especial nesta proposta vinda do país báltico e aqui entre nós…  que bem que sabe ouvir as línguas nativas dos países na Eurovisão. 



Vamos uns poucos quilómetros mais abaixo até à Lituânia, mais concretamente a Vilnius, capital do país. Foi, nos estúdios da televisão estatal Lituana que Monika Linkyte com a canção Stay foi declarada a grande vencedora do Pabandom is Naujo com 22 pontos em igualdade pontual com Ruta Mur. Já Beatrich ficou-se pela terceira posição com 16 pontos. A vencedora do certame foi encontrada através da metodologia de votação 50/50 mas como critério de desempate, o voto do júri prevaleceu, dando a vitória a Monika. Depois da participação em 2015 e agora com a frase Čiūto Tūto a poder ser entoada de forma unânime na arena de Liverpool, a Lituânia poderá conquistar o televoto europeu e a qualificação para a Grande Final? Merece porque é daquelas músicas que pode surpreender não acham? 



A Roménia vai ser o último país a ser abordado nesta edição e em Bucareste decorreu o Selectia Nationala. Numa seletiva onde só o televoto decidiu, Theodor Andrei com a canção D.G.T (On and Off) venceu a competição com 5230 votos contra os 4845 de Andrea D Folclor Orchestra e os 4302 de Andrei Dutu. A Roménia que aposta sempre em diferentes géneros musicais ao longo dos anos e bastante rítmicos será que vai conseguir continuar a sua série de qualificações para a Grande Final conseguida no ano passado? Na segunda semifinal tudo pode acontecer... 



A edição de 2023 da Eurovisão realiza-se em Liverpool, em representação da Ucrânia. O evento acontece nos dias 9, 11 e 13 de maio, datas que nos trazem excelentes memórias, uma vez que foram precisamente nestes dias que Salvador Sobral deu a primeira vitória a Portugal, com Amar pelos Dois, em 2017. Será um bom presságio para esta edição? Eu sou o Fernando Conceição e esta foi a quarta edição do Destino: Eurovision.