Header Ads

"Eurovisão 2023": EBU anuncia grandes mudanças no sistema de votação

 


Foto: Direitos Reservados EBU 

A entidade máxima responsável pelo Eurovision Song Contest, a EBU, anunciou no passado dia 22 de novembro, em comunicado, algumas alterações na metodologia de votação para edição de 2023, a realizar-se na cidade de Liverpool, no Reino Unido. Com algumas das novidades anunciadas, o televoto irá determinar em 100% a votação das semifinais e haverá a estreia absoluta da votação dos países do resto do mundo.

Nas votações das semifinais, o peso de 50% do júri como tem sido habitual desde 2009 deixa de ter efeito em 2023, passando o público a decidir a 100% quem irá transitar para a Grande Final. Para exercer o direito de voto, os espectadores dos países participantes poderão utilizar como habitualmente a app oficial do evento, o SMS e a chamada telefónica.

Outra das inovações para a votação será a estreia dos países do resto do mundo que, mesmo não estando a concurso, possam de igual forma estarem envolvidos no certame. Para votarem, vai estar à disposição dos mesmos uma plataforma segura em que terão de usar um cartão de crédito do respectivo país de origem. A lista dos países elegíveis do resto do mundo será revelada numa data mais próxima do evento.

Na Grande Final, não haverá praticamente mudanças drásticas como houve nas eliminatórias. O júri como de costume terá um peso de 50% na decisão do vencedor, enquanto que o televoto representará os restantes 50%. A votação do público será decidida com os votos dos países a concurso e os do Resto do Mundo, que serão posteriormente somados e convertidos e decidir-se então qual o grande vencedor do evento sucedendo assim aos vencedores do ano passado, a Ucrânia.