Header Ads

Tempo de Leitura | "Depois do Crime", de Rita Marrafa de Carvalho

 

 

Porque queremos contribuir para o teu prazer pela leitura ou, quem sabe, despertá-lo, o Fantastic apresenta-te, quinzenalmente, uma sugestão diferente. Nesta edição da rubrica Tempo de Leitura, deixamos-te como sugestão o livro Depois do Crime, de Rita Marrafa de Carvalho

Depois do Crime - Rita Marrafa de Carvalho, CARVALHO, RITA MARRAFA DE -  Compra Livros ou ebook na Fnac.pt

SINOPSE

"A partir da investigação desenvolvida para o programa da RTP Depois do Crime, Rita Marrafa de Carvalho faz agora, em livro, uma retrospetiva dos grandes casos de crimes de sangue da história judicial portuguesa, regressando aos locais e às pessoas que neles tiveram um papel. Onde estão estas pessoas hoje em dia? Quem matou e quem sobrevive com o estigma de ser familiar de um homicida ou com a dor da perda abrupta e violenta de um ente querido? Onde estão e como vivem aqueles que foram os primeiros a entrar num cenário de crime e que ouviram as primeiras confissões? Aqui, encontramos, numa narrativa na primeira pessoa, o que não coube em televisão, como conversas não filmadas, emails trocados, bem como a perceção pessoal da autora dos intervenientes e das histórias. Depois do Crime, o livro, inclui igualmente os casos que não foi possível abordar na série por falta de tempo ou disponibilidade dos atores centrais."

PORQUÊ LER ESTE LIVRO?
 
O Monstro de Fortaleza, o Padre Frederico, Maria das Dores, o Mata-Sete, Cabo Costa, o Monstro de Beja, Tó Jó e Manuel Palito são os nomes atribuídos a alguns dos responsáveis pelos maiores crimes de sangue alguma vez cometidos em Portugal. Há quem os tenha acompanhado através da televisão e das grandes reportagens emitidas na altura em que o crime foi cometido e há quem já não se recorde de nenhum destes casos. Em Depois do Crime, Rita Marrafa de Carvalho vem reavivar a memória dos leitores acerca destes crimes, sempre com o objetivo de atualizar o estado dos condenados, bem como dos familiares e intervenientes que ainda estão cá para contar a história. Através desta obra, em cujas 204 páginas estão depositadas muitas horas de trabalho jornalístico, os leitores podem ainda compreender como é que a justiça portuguesa atuou perante estes casos assim como alguns dos emails e mensagens trocadas entre a jornalista da RTP e os envolvidos nos crimes em questão. 


DETALHES
 
Editor: Casa das Letras 
Idioma: Português de Portugal
Páginas da versão em papel deste livro: 204 
Classificação Temática: Livros em Português Ciências Sociais e Humanas Psicologia

SOBRE O AUTOR

Rita Marrafa de Carvalho é jornalista na RTP há mais de duas décadas e a Justiça é uma das editorias que mais tem ocupado o seu dia a dia na redação da estação pública. Durante dez anos foi destacada para acompanhar o processo Casa Pia, bem como foi responsável pela pasta da Justiça. Assinou os documentários A Corte Carioca e A Morte de Rosalina Ribeiro, para além de a UNESCO lhe ter atribuído, em 2009, uma Menção Honrosa do Prémio de Jornalismo Direitos Humanos e Integração. Licenciada em Ciências da Comunicação e atualmente a frequentar o mestrado em Cultura Contemporânea, Rita Marrafa de Carvalho é agora a coordenadora do programa da RTP Prova dos Factos, conduzido por Mariana Flor. A música e os livros são também duas grandes paixões da jornalista. Para além de Depois do Crime, é coautora das obras Vieste para Ser o Meu Livro, Esmeralda ou Ana Filipa e Folie à Deux. É ainda autora do livro infantil Caracolando.