Header Ads

Liverpool Arena acolhe "Festival Eurovisão da Canção" em 2023

Foto: Direitos Reservados
A edição de 2023 do Festival Eurovisão da Canção vai decorrer na Liverpool Arena, nos dias 9, 11 e 13 de maio do próximo ano. O anúncio foi feito na última sexta-feira, através de um comunicado conjunto da União Europeia de Radiodifusão (EBU) e da BBC. Será a nona vez que o Reino Unido acolhe o certame, depois de quatro passagens em Londres e uma em Edimburgo, Brighton, Harrogate e Birmingham. Embora a Ucrânia tenha sido a vencedora da última edição, o país não apresenta condições para a realização do evento por força da guerra com a Rússia.

O tempo passa e aproxima-se uma nova edição do Festival Eurovisão da Canção. No ano passado, Turim (Itália) foi o palco do evento. Em 2023 será na Liverpool Arena que as várias delegações apresentam as suas canções. A regra diz que o país vencedor organiza a edição seguinte, mas em tempos de guerra as exceções são aplicadas. É o que está a acontecer com a Ucrânia, que saiu vencedora da última edição com o tema Stefania, interpretado por Kalush Orchestra. 

Embora o país não seja o palco do festival em 2023, a Ucrânia está diretamente apurada para a final, juntando-se aos Big Five. Note-se que este rótulo é atribuído à França, Itália, Espanha, Reino Unido e Alemanha, uma vez que estão sempre automaticamente na final do certame por serem os principais contribuidores financeiros para a realização do espetáculo. Aos Big Five e ao vencedor da anterior edição, juntar-se-ão depois os 20 países apurados nas semifinais. 

Para já, Portugal trata de escolher as 20 canções sujeitas a um concurso interno (Festival da Canção), no qual será selecionado o nosso representante em Liverpool, no Reino Unido. 16 das 20 canções serão o resultado de um convite dirigido pela RTP a autores de várias áreas musicais e as quatro restantes serão apuradas no âmbito da livre submissão de canções. Esta última forma de acesso ao Festival da Canção 2023 está aberta até ao dia 21 de outubro, sexta-feira.