Header Ads

RTP1 volta a exibir a série portuguesa "Terra Nova"

Foto: Direitos Reservados

Depois de ter sido exibida pela RTP1 no verão de 2020 e de ter chegado posteriormente ao catálogo da HBO Portugal, a série Terra Nova, escrita por Artur Ribeiro e Nuno Duarte e com realização de Joaquim Leitão, volta a ser transmitida pelo canal público. A partir do dia 29 de agosto, a produção vai para o ar de segunda a sexta, pelas 00h00.

A série é baseada na obra literária “O Lugre”, de Bernardo Santareno, e conta com uma versão em formato filme, que deveria ter estreado em março de 2020, mas que foi adiada devido ao COVID-19. A versão televisiva conta com 13 episódios, em que a partir das personagens do filme as histórias são desenvolvidas em terra: os dramas e conflitos das famílias, antes e depois do embarque. 

Terra Nova acompanha a viagem do lugre bacalhoeiro Terra Nova, quando, num mau ano de pesca, o capitão decide arriscar uma travessia nunca antes tentada até à Gronelândia à procura de mais peixe. Enquanto a tripulação enfrenta as tempestades e o frio do Atlântico Norte, o medo e conflito intensifica-se, numa luta aguerrida contra o mar e entre os homens. Para trás em terra firme, ficam as famílias dos pescadores embarcados, tentando sobreviver a todas as adversidades da vida da sociedade portuguesa do anos 30.

O filme e a série foram inteiramente filmados no alto mar da Noruega a bordo do lugre Santa Maria Manuela, em 2018. Esta é uma produção de Ana Costa com coprodução luso-alemã entre a Cinemate (Portugal) e a Lightburst Pictures (Alemanha), com apoio do ICA e da NOS.

Virgílio Castelo, Vítor D’Andrade, João Reis, Pedro Lacerda, Miguel Borges, João Craveiro, Catarina Rebelo, Sara Norte, João Catarré, Ricardo de Sá, Vítor Norte, Miguel Partidário, Rodrigo Tomás, Paulo Manso, Manuel Sá Pessoa, Beatriz Barosa, Sandra Faleiro, Tomás Alves, Rodrigo Paganelli, Ulisses Martins e Miguel Melo são alguns dos nomes que compõem o elenco.