Header Ads

Pensa Rápido - Heitor Lourenço

Foto: Direitos Reservados
Atualmente em antena com o seu Valentim Valério, na novela Amor Amor e Lua de Mel (SIC), o ator português integra ainda o elenco de Patrões Fora, uma sitcom da estação de Paço de Arcos. Neste Pensa Rápido, não só vamos ficar a saber o que é que Heitor Lourenço anda a ler, como a novela em que gostaria de ter participado.

Há mais de quatro décadas, Heitor Lourenço estreava-se na televisão. Estávamos em 1981. O primeiro projeto foi uma novela para a RTP intitulada Uma Cidade Como a Nossa. A este seguiram-se muitos outros trabalhos no pequeno ecrã, com destaque para A Banqueira do Povo (1993), Médico de Família (2000), Bem Vindos a Beirais (2013-2015) e Amar Demais (2020). Contracenou com nomes de relevo a nível nacional, mas um dos seus maiores ídolos não é ator e vive na outra ponta do mundo. Falo de Dalai Lama. Trata-se de uma das figuras mais importantes do Budismo, a religião seguida por Heitor Lourenço. 

Foto: Direitos Reservados

1. Nas gravações de Patrões Fora, qual o momento em que tens de estar mais sério?

Momento mais sério só se for antes de entrar em estúdio. Claro que a seriedade profissional tem de imperar mas com este grupo é impossível ficar sério. E é tão bom rir.

2. Qual a melhor divisão da casa para decorar os textos?

Eu gosto muito de trabalhar na sala, sentado e em silêncio. E em casos de textos mais elaborados, à secretária, escrevendo-os várias vezes.

3. Que filme recomendas para uma noite quente de verão?

Os mesmos que recomendaria para qualquer outra noite. Não acredito que os filmes tenham estação. De qualquer das maneiras, neste momento, recomendaria dois que estão em exibição e em que participo e que são muito diferentes: Campo de Sangue e 2 Duros de Roer.

4. Que livro estás a ler agora?

Demian - A História da Juventude de Emil Sinclair, de Hermann Hesse.

5. Em que novela não entraste mas gostavas de ter participado?

Vila Faia, a primeira.

Foto: Direitos Reservados

Embora diferentes, os dois filmes recomendados por Heitor Lourenço podem ter uma relação, ainda que estreita. Enquanto a comédia 2 Duros de Roer tem um grupo de polícias no plano principal, o drama Campo de Sangue acompanha o percurso de um homem que aguarda julgamento após um assassinato, ou seja, apresenta-nos a visão do suspeito. 

Com Heitor Lourenço a fazer parte do elenco de ambos os filmes, na comédia, o seu nome na ficha técnica surge ao lado de atores, como Fernando Rocha, João Seabra e Mafalda Luís de Castro, ao passo que em Campo de Sangue, o convidado do Pensa Rápido partilha o grande ecrã com Carloto Cotta, Luísa Cruz, Sara Carinhas, entre outros.