Header Ads

"Finalmente Menino Júlio": Peça que também será filme estreia a 7 de setembro em Lisboa

Foto: Direitos Reservados
O espetáculo de Joana Cotrim em co-criação com Marta Sousa Ribeiro e Pedro Sousa Loureiro, intitulado Finalmente Menino Júlio, estreia a 7 de setembro nas Carpintarias de São Lázaro, em Lisboa. A peça que também será um filme promete desafiar os limites entre o teatro e o cinema, para além de se basear numa obra do século XIX. O que o público não sabe é que os encenadores criaram quase que uma antítese da peça que lhes serviu de inspiração. 

Se é encenado ou improvisado, só os próprios intérpretes o saberão dizer. Intérpretes esses que também são encenadores e ainda realizadores. Falamos de Joana Cotrim, Marta Sousa Ribeiro e Pedro Sousa Loureiro, grupo ao qual vão sendo acrescentados membros tendo em conta a fase de produção a que nos referirmos. Finalmente Menino Júlio tanto é uma peça de teatro como um filme. Trata-se, portanto, de "um espetáculo filmado que serve para terminar um filme inacabado", refere o comunicado enviado ao Fantastic.

O enredo baseia-se na obra do escritor e pintor sueco, August Strindberg, intitulada Menina Júlia. No entanto, o nome da peça faz alusão a uma personagem chamada Júlio. É precisamente a alteração do género das personagens que torna este espetáculo/filme inédito. A nota de imprensa avança que esta é "uma forma de investigação do lugar da mulher como embate estratégico no campo teatral e cinematográfico". Resumindo: à semelhança de Menina Júlia, também a ação de Finalmente Menino Júlio ocorre durante a noite de São João, noite de solstício de verão e de prazeres inocentes. Ainda assim, nesta última versão, Júlia é Júlio.

Finalmente Menino Júlio tem cerca de 120 minutos de duração e os bilhetes estão à venda aqui por 10 euros. A estreia está marcada para dia 7 de setembro, nas Carpintarias de São Lázaro, em Lisboa, e permanece em cena até 11 de setembro. Após uma curta pausa, o espetáculo regressa durante mais quatro dias, entre 14 e 17 de setembro. Há sessões a começar às 19h e às 21:30h, contudo, os horários podem ser consultados no ato de compra dos bilhetes em www.bol.pt.