Header Ads

Wandson Lisboa sobre "iMLOVE": "Quando não pagamos pela rede social, somos nós o experimento"

Foto: Direitos Reservados

Foi no passado dia 28 de junho que a RTP Play estreou um novo projeto de ficção da RTP Lab, intitulado iMLOVE. Trata-se de uma comédia romântica que se transforma num policial, onde a criação de uma app de relacionamentos está no centro da narrativa. A cibersegurança e a proteção de dados são dois dos temas em destaque nesta produção de cinco episódios. O Fantastic esteve à conversa com os argumentistas Rodrigo Zanchini e Victor Lemos, assim como com o protagonista Wandson Lisboa, para ficarmos a conhecer mais detalhes acerca da polémica em torno desta misteriosa aplicação. 

O amor está sempre presente. Quer seja na ficção, ou na vida real. Não é uma coisa de agora. Desde o século XIV que se conta a história de Pedro e Inês de Castro, marcada por uma paixão proibida pelo facto de D. Pedro estar oficialmente casado com D. Constança. Nos dias de hoje, até a forma de viver o amor se modernizou e é por isso que Victor Lemos e Rodrigo Zanchini aliaram esta temática aos perigos relacionados com as novas tecnologias. 

“Os grandes amores, arrebatadores e apaixonantes, sempre foram cheios de grandes perigos – pelo menos é com essa ideia que crescemos pelos encantos e tragédias das histórias românticas que nos acompanham desde a infância”, refere Victor Lemos, que acrescenta que, neste momento, “os perigos estão relacionados com a cibersegurança e o possível uso indevido de dados pessoais e íntimos dos utilizadores”.

iMLOVE conta, então, a história de Leandro, um jovem prodígio do mundo digital que cria uma aplicação de relacionamentos de sucesso, que dá o nome à série. Mais importante do que a aproximação entre as pessoas é a forma com que a aplicação permite que elas se juntem. Isto porque o projeto digital de Leandro tem a capacidade de ler, observar e analisar todas as informações que passam pelo telemóvel dos utilizadores, desde likes no Instagram, dados de acesso, fotografias pessoais, conversas no Whatsapp e até pornografia assistida. Assim como na série, também no nosso dia a dia as redes sociais podem constituir um risco para a nossa privacidade. “Quando não pagamos pela rede social, somos nós o experimento”, alerta o humorista, Wandson Lisboa, em entrevista ao Fantastic.

Foto: Direitos Reservados

O humorista brasileiro é o protagonista da série, na qual se estreia também enquanto ator. “É sem dúvida uma conquista”, sublinha Wandson Lisboa. Ainda que não tivesse tido experiências anteriores na área da representação, este era um sonho antigo que agora se tornou realidade. Tudo porque Rodrigo Zanchini e Victor Lemos acompanhavam o seu trabalho na área da comédia e sentiram que Wandson Lisboa tinha o perfil ideal para interpretar o Leandro. Este último avança até que, quando chegou a Portugal depois de dez anos no Brasil, muita gente lhe falava do Wandson. “Pouco tempo depois, lembro-me de estar a ver uma entrevista dele no programa do Rui Unas e perceber fortes sinergias com o perfil que havíamos traçado para o Leandro, nosso protagonista”, assume o argumentista e criador. 

“Sempre imaginei esse filme em Nova Iorque, nos bairros românticos aos arredores de Manhattan, com um personagem brasileiro ligado à tecnologia, bem sucedido e que vai viver para lá”. Este era o cenário idealizado por Rodrigo Zanchini na altura em que começou a conceber este projeto de ficção, em 2015. No entanto, à semelhança do novo filme da saga Velocidade Furiosa, que vai ter cenas gravadas na A24, que liga Viseu a Vila Real, também Rodrigo Zanchini deixou de lado os clichês americanos e escolheu a Invicta como pano de fundo. “Afinal, a cidade do Porto tem o charme e o clima perfeito para um romance moderno, e o Wandson é um brasileiro que tem tudo a ver com tecnologia, um nerd galanteador com personalidade magnética”, adianta.

Foto: Direitos Reservados

Os cinco episódios de iMLOVE chegaram à RTP Play a 28 de junho e ao longo das próximas quatro semanas os restantes vão ficar disponíveis na plataforma de streaming. Cada episódio tem 15 minutos de duração. Para além de Wandson Lisboa, o elenco é constituído ainda por Joana Martins, Mafalda Banquart, Joana Estrela e Viriato Morais. Ao Fantastic, o protagonista disse que este “é um projeto bonito, cheio de amor”, pelo que espera que os portugueses gostem do resultado final. “E também as pessoas de outros cantos do mundo, aka Maranhão (Brasil), que, de certeza, vão acompanhar tudo pela RTP Play”, ressalva. 

Uma vez que esta é uma estreia para Wandson Lisboa enquanto ator, este frisou que o também ator consagrado, Nuno Lopes, teve um papel importante neste seu primeiro projeto.“O Nuno é um amigo do peito. Ajudou-me na leitura do guião e na forma com que poderia construir a personagem”. Talvez tenha sido graças a essa ajuda que o protagonista conseguiu “entrar de cabeça de cabeça no personagem e revelado um Leandro que nem nós conhecíamos”, tal como referiu Victor Lemos. 

Podes ver aqui o trailer de iMLOVE, a nova série da RTP Lab produzida para a RTP Play.