Header Ads

Conhece todos os vencedores do "Curtas Vila do Conde 2022"

Foto: Direitos Reservados

Chegou ao fim este fim-de-semana a 30ª edição do Curtas Vila do Conde e já são conhecidos todos os vencedores. Nest, de Hlynur Pálmason, venceu o Grande Prémio da Competição Internacional, enquanto Ice Merchants, de João Gonzalez, foi eleito o Melhor Filme Nacional. Fica a conhecer todos os palmarés da edição de 2022 do festival de cinema.

Na Competição Internacional, Nest, de Hlynur Pálmason, venceu o Grande Prémio devido aos "planos fixos elevados ao seu potencial máximo, com um elenco de humor sofisticado, suspense bem-humorado e um senso preciso de tempo", referiu o júri do festival. Para os responsáveis, "este filme demonstra a arte do cinema ao explorar o tempo e o espaço em sua ação mais pura".
 
Cuerdas, de Estibaliz Urresola Solaguren, foi eleito o Melhor Filme de Ficção, um filme que, segundo o júri, se caracteriza "pela atuação de dois protagonistas e pela localização do filme, que é um elemento central da narrativa e, ao mesmo tempo, simbólico da exploração da natureza e humanidade".

Ainda na Competição Internacional, o prémio de Melhor Documentário foi entregue a Haulout, de Evgenia Arbugaeva e Maxim Arbugaev. Por outro lado, Scale, de Joseph Pierce, foi eleita a Melhor Animação. Já o filme The Potemkinistas, de Radu Jude, foi eleito como candidato do Curtas Vila do Conde ao EFA.

No que respeita à Competição Nacional, o Prémio para Melhor Filme Português foi entregue a Ice Merchants, João Gonzalez, pela sua "história engenhosamente original que se desenrola das alturas, em vez de ecoar profundamente dentro de sua afetuosa humanidade sobre os laços familiares", que revela ainda "habilidade em criar uma narrativa esteticamente vibrante". O Prémio Kino Sound Studio para o Melhor Realizador português foi entregue a Carlos Lobo, por Aos Dezasseis.

Na Competição Experimental, o Prémio Escola de Artes da Universidade Portuguesa para o melhor filme foi para Darkness, Darkness, Burning Bright – Oraison , de Gaëlle Rouard, com uma Menção Honrosa a ser entregue a The Spiral, de María Silvia Esteve.

Na competição "Take One!", Mistida, de Falcão Nhaga, venceu o Prémio Melhor Filme e Melhor Realizador, com o Mesa Posta, de Beatriz de Sousa, a receber uma menção honrosa. Já o Prémio do Público Fricon para melhor filme da competição internacional foi entregue a Ice Merchants, de João Gonzalez. O Prémio do Público SPA para melhor filme da competição nacional foi atribuído a Garrano, de David Doutel e Vasco Sá.