Header Ads

"Curtas Vila do Conde" regressa para a 30ª edição de 9 a 17 de julho

http://festival.curtas.pt/assets/Uploads/DestaquesPortal/Curtas2022-06-03WEB640x2.jpg
Foto: Direitos Reservados

O festival Curtas Vila do Conde está de volta para aquela que será a sua 30ª edição e que pretende "dar origem a uma programação excecional, para assinalar de forma condizente a longevidade e o futuro do festival". O evento, que mais uma vez volta a contar com um programa competitivo composto por novos talentos e realizadores consagrados, decorre até ao dia 17 do mesmo mês. 

"O Curtas propõe, como vem sendo habitual, um olhar simultâneo para o passado e para o futuro, apresentando também uma iniciativa inédita - o Curtas em 30 locais, que nos fará viajar até muitos espaços inéditos - que aproxima a comunidade local ao evento e desenha um percurso que conduz os cinéfilos à descoberta de novos espaços na cidade e em algumas das suas freguesias", começa por revelar a organização.

Em destaque na Competição Internacional deste ano estão os novos filmes de Radu Jude, Antonin Peretjatko, Hlynur Pálmason, Yann Gonzalez e Tsai Ming-liang. Fora dos programas competitivos, a secção Da Curta à Longa promete trazer ao festival várias estreias de filmes nacionais, como é o caso de Fogo Fátuo de João Pedro Rodrigues, O Joelho de Ahed de Nadav Lapid, e Saudade do Futuro de Anna Azevedo Gomes. Os três realizadores estarão em Vila do Conde para apresentarem as sessões e conversarem com o público. 

Já o realizador Radu Jude estará no Curtas Vila do Conde para a estreia nacional do filme The Potemkinists, "uma comédia sobre a arte, a memória e a força da resistência". Também Tsai Ming-Liang participa nesta edição com a exibição de The Night, "um hipnotizante retrato sobre o ritmo, a beleza e as mudanças da cidade de Hong Kong". Yann Gonzalez, Hlynur Pálmason e Antonin Peretjatko são outros dos cineastas confirmados.

A Competição Nacional do Curtas de Vila do Conde contará com vários filmes estreados recentemente em festivais como Cannes e Berlim. As estreias nacionais de Aos Dezasseis de Carlos Lobo; Ice Merchants de João Gonzalez; Garrano de David Doutel e Vasco Sá e Skola di Tarafe de Sónia Vaz Borges e Filipa César são alguns dos exemplos. 

See You Later Space Island de Alice dos Reis, O Casaco Rosa de Mónica Santos, O Teu Peso em Ouro de Sandro Aguilar, de Margarida Vila-Nova, Saturno de Luís Costa e André Guiomar; Uma Rapariga Imaterial de André Godinho, As Sacrificadas de Aurélie Oliveira Pernet, Heitor sem Nome de Vasco Saltão; Raticida de João Niza Ribeiro e Segunda Pessoa de Rita Barbosa são outros dos destaques.

A Competição Experimental apresentará 19 obras em estreia nacional e a 30ª edição do festival contará ainda com um programa especial desenvolvido para jovens e público familiar (Curtinhas e My Generation), a competição Take One! dedicada a filmes de escola e uma selecção de curtas proposta pela European Film Academy. 

O programa completo para a 30ª edição do Curtas de Vila do Conde poderá ser consultado em www.curtas.pt.