Header Ads

"O Codex 632": RTP e Globoplay adaptam romance de José Rodrigues dos Santos para série

Foto: Direitos Reservados

A RTP, a Globoplay e a SPi juntam-se pela primeira vez na produção de uma série. Esta parceria entre Portugal e Brasil vai resultar na adaptação do romance de José Rodrigues dos Santos, O Codex 632, para uma série de seis episódios. Com realização de Sérgio Graciano, a adaptação é assinada por Pedro Lopes, o também responsável pelas séries Glória e Vanda. O projeto irá partilhar do mesmo nome do bestseller.

Em 2005, as prateleiras das livrarias nacionais guardavam lugar para a chegada de mais um romance de José Rodrigues dos Santos. Nessa altura, o também jornalista lançava a obra O Codex 632, que 17 anos depois é adaptada para o formato de série. Do papel para o ecrã, em meados de 2023, os espectadores vão poder acompanhar num outro formato o percurso de Tomás de Noronha, professor e especialista em criptanálise, em busca do significado de uma mensagem enigmática encontrada entre os papéis que um velho historiador deixara no Rio de Janeiro antes de morrer.

O anúncio do projeto foi feito em Toledo, Espanha, no âmbito do evento Conecta Fiction & Entertainement. Os laços históricos entre Portugal e Brasil são a força desta parceria e Ana Carolina Lima, responsável pelos conteúdos da Globoplay, sublinha em comunicado que quer dar continuidade a esta aliança. "Temos a certeza de que será a primeira de muitas coproduções que faremos com o país", refere. A série conta com o apoio do fundo PicPortugal.

O Codex 632 será protagonizada pela atriz brasileira Deborah Secco e pelo português Paulo Pires. O restante elenco apenas vai ser divulgado mais tarde, no entanto, sabe-se que será constituído tanto por atores lusos, como brasileiros. As gravações começam no mês de julho e dividem-se entre Lisboa e Rio de Janeiro. No total estão previstos seis episódios, cada um com 45 minutos de duração.