Header Ads

Ucrânia vence "Festival Eurovisão da Canção 2022". Portugal consegue o 9º lugar

 

Foto: EBU

Foi na noite deste sábado, dia 14 de maio, em pleno palco do PalaOlimpico de Turim, que a Ucrânia e os Kalush Orchestra com a canção Stefania se consagraram vencedores da 66ª Edição do Festival Eurovisão da Canção 2022 com 631 pontos. A comitiva vencedora do certame obteve 192 pontos por parte do júri e 439 do televoto do público europeu. Portugal com Maro e o seu saudade, saudade arrecadou um honroso 9º lugar com 207 pontos, provenientes dos 171 pontos por parte do júri e os 36 do televoto, dando assim uma das melhores classificações desde a introdução das semifinais.

O Reino Unido obteve o segundo lugar com 466 pontos, correspondentes aos 283 do júri e aos 183 do público, e Espanha arrecadou o terceiro posto com 459 pontos, derivados dos 231 pontos do júri europeu e 228 por parte do televoto, completando assim o pódio numa votação bastante renhida.

A concurso na Grande Final estiveram 25 comitivas e as honras de abertura do espetáculo couberam à República Checa com os We Are Domi e a canção Lights Off. Maro com a canção saudade, saudade foi a 3ª a subir ao palco, depois da Roménia e antes da Finlândia. O encerramento do desfile de canções foi da responsabilidade da delegação da Estónia com Stefan e a sua canção Hope.

A Grande Final teve como convidados especiais os Maneskin, vencedores do ano passado, que interpretaram If I Can Dream e Supermodel, Gigliola Cinquetti, uma antiga vencedora do certame no ano de 1964, bem como a atuação de um dos apresentadores da noite, Mika.

A Ucrânia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 2003 e conta até ao momento com 17 participações e 17 Finais, sendo o único país que nunca falhou uma qualificação na competição. Com esta vitória, a Ucrânia passa a obter três tentos vitoriosos (2004, 2016 e 2022), fazendo da delegação ucraniana uma das mais bem sucedidas na Eurovisão.

Vê abaixo a interpretação dos Kalush Orchestra na Grande Final.