"Especial - Eurovisão 2022" | Os Ensaios (Dia 3)
Foto: EBU |
Foi na segunda-feira, dia 2 de maio, que aconteceu mais uma ronda de ensaios do Festival Eurovisão da Canção 2022. Os países envolvidos atuarão na primeira parte da segunda semifinal, sendo eles Finlândia, Israel, Sérvia, Azerbaijão, Geórgia, Malta, San Marino, Austrália e Chipre. O Fantastic continua a manter-te a par de tudo o que se vai passar na Eurovisão, este ano em Turim.
Finlândia
A Finlândia vai ser responsável pela abertura da segunda semifinal e foi a primeira do dia a ensaiar. Os The Rasmus trazem-nos Jezebel, uma canção de rock cheia de power e que não vai deixar ninguém indiferente a esta proposta.
O staging em tons de amarelo, escolhido pela comitiva finlandesa, promete surpreender. De acordo com o sneek peak lançado no TikTok da Eurovisão, podemos observar alguns balões suspensos de grande dimensão e um relance de alguma pirotecnia.
Em conversa com a imprensa, o grupo mostrou-se confiante com o resultado primeiro ensaio em Itália. “Queríamos fazer algo diferente”, avançou um dos membros da banda. A ideia da Eurovisão, segundo o vocalista "começou no verão passado", quando foi criada "a primeira versão de Jezebel".
Foto: EBU |
Israel
Michael Ben David vem com tudo, mas vem essencialmente para cativar Turim. O carismático intérprete israelita traz-nos I.M. Em palco apresentou-se com uma indumentária em tons de branco e veio acompanhado com quatro dançarinos de apoio.
Na conversa com os jornalistas, Michael mostrou-se bem animado com o apresentador do Meet & Greet, dizendo que se sente “muito abençoado por estar na Eurovisão”. Quanto a questões relacionadas com a performance disse que “vai haver muito trabalho a fazer", mas promete "arrasar".
“Sinto-me bastante acarinhado. Tanto pelos meus fãs em Israel, como por toda a Europa", referiu o cantor em resposta à recetividade que tem tido.
Foto: EBU |
Sérvia
Eis que chegámos a uma das intérpretes mais intrigantes e carismáticas desta segunda semifinal. Konstrakta irá levantar bem alto a bandeira da Sérvia e traz-nos a canção In Corpore Sano, uma proposta que reflete o sistema de saúde do país e o padrão de beleza impossível.
Em palco, a cantora apresentou-se com um elegantíssimo vestido branco e veio acompanhada por cinco cantores. A performance vai ser no mínimo hipnotizante e vai ser algo que nunca se viu anteriormente na competição internacional.
Na conferência de imprensa, Konstrakta estava calma e contente com o resultado do primeiro ensaio. "Vou estar sempre a lavar as mãos, devido a atmosfera que temos vivido", referiu.
Foto: EBU |
Azerbaijão
Nadir Rustamli será o representante azeri e traz-nos a canção Fade To Black. O intérprete veio para Turim com uma balada e voz poderosíssimas que poderá deixar a Europa rendida a este jovem talento.
O artista aparece em palco com um dançarino contemporâneo e poderemos ver umas arquibancadas de estádio e umas escadas em cada um dos lados. Os ângulos usados, as luzes, os movimentos e toda a performance em si poderão causar um grande impacto na arena.
Na conferência de imprensa, o cantor encontrava-se muito realizado com o ensaio realizado. Quando questionado sobre o significado do staging, Nadir referiu que as escadas “representam um sair do passado e o seguir em frente”. Estar no certame, para o artista é muito especial. “Sempre tive a esperança de um dia representar o Azerbaijão na Eurovisão”, referiu.
Foto: EBU |
Geórgia
Da Geórgia chega-nos os irreverentes Circus Mircus. Os antigos praticantes de circo levam ao palco da Eurovisão a canção Lock Me In.
A atuação por parte dos georgianos é excentricamente divertida, não só por ter elementos alusivos ao circo, como também pelo carisma e união entre os membros da banda. Na conferência de imprensa o grupo encontrava-se bastante energético, com o primeiro ensaio a correr-lhes “incrivelmente bem”.
Virem à Eurovisão foi uma forma de partilhar “as crenças e as filosofias”, mas também para que os espectadores em geral os conheçam enquanto artistas. “Estamos aqui com uma missão… arrecadarmos o maior número de pessoas para se juntarem aos Circus Mircus”, referiram
Foto: EBU |
Malta
A comitiva maltesa vai ser representada este ano pela jovem intérprete Emma Muscat, que nos traz a canção I Am What I Am. A cantora chegou a Turim com a sua música cativante, a voz arrebatadora e o carisma que poderá conquistar o público.
A artista trouxe um vestido super jovial e usou o Palco B do PalaOlimpico. Quanto ao staging, Emma vai estar acompanhada de um piano e no snippet do TikTok da Eurovisão 2022 podemos observar alguma pirotecnia brilhante. A maravilhosa mensagem da letra da canção, poderá deixar o público tocado com esta interpretação .
Na conferência de imprensa com os jornalistas, Emma sentiu-se “muito ansiosa ao inicio”, mas quando se sentiu confortável “foi uma experiência maravilhosa”. Questionada sobre a sua paixão pela música, referiu que “o amor verdadeiro" que tem "vem sempre ao de cima", considerando que tal é percetível nas suas performances.
Foto: EBU |
San Marino
Achille Lauro será o representante do microestado de San Marino com a canção Stripper. A irreverência do cantor, a música vibrante e a língua italiana poderão jogar a seu favor no PalaOlimpico.
Em palco, o cantor italiano aparece com uma roupa de cowboy extremamente alternativa, sentado num touro automático. A atuação poderosa vai contar com imensa pirotecnia. Todo este conjunto de fatore, deixou toda a gente intrigada e curiosa para ver a atuação ao vivo no próximo dia 12 de maio.
Na conferência de imprensa, o cantor mostrou-se “afortunado por estar em palco”, mas sem revelar grandes surpresas. “Em geral, ser-se único e fazer algo que ninguém antes fez, é a coisa mais importante para nós”, referiu.
Foto: EBU |
Austrália
A delegação australiana vai ser orgulhosamente representada pelo intérprete Sheldon Riley, que subiu ao palco com a canção Not The Same. O artista com uma das vozes masculinas mais poderosas desta edição promete fazer uma atuação capaz de tocar no coração de todos.
Em palco, Sheldon apareceu no fundo de dois lances de escada gigantes vestido de uma forma bastante elegante em tons de branco e com jóias no rosto e nas mãos.
Na conferência, o cantor australiano mostrou-se muito entusiasmado com a sua atuação, afirmando que “era um sonho desde criança estar na Eurovisão”. Quanto a mudanças no seu staging, referiu que estas serão poucas. “Não vou alterar muito, é o primeiro ensaio e estou a trabalhar com pessoas maravilhosas”, explicou.
Foto: EBU |
Chipre
Chegámos assim ao último ensaio do dia, com a delegação cipriota a ser representada por Andromache e a canção Ela. A cantora nascida na Alemanha, mas criada na Grécia, vai trazer-nos uma proposta interpretada em inglês e em grego.
Na performance em palco, pelas fotografias lançadas pela EBU, a intérprete aparece numa estrutura de uma concha gigante, acompanhada por alguns dançarinos de palco e com uns gráficos marcantes. A elegância e sofisticação desta proposta promete deixar o público rendido.
A artista mostrou-se “muito honrada por estar tanto em Itália como na Eurovisão”, em declarações na conferência de imprensa. “Com esta experiência vou dar o meu melhor e deixar o Chipre e a minha família orgulhosos”, confirmou.
Foto: EBU |
Os países que vão atuar na segunda parte da segunda semifinal irão realizar nesta terça-feira, dia 3 de maio, o seu primeiro ensaio. Irlanda, Macedónia do Norte, Estónia, Roménia, Polónia, Montenegro, Bélgica, Suécia e República Checa compõem o alinhamento.
Comente esta notícia