Header Ads

Teatro da Cidade e RTP Palco estreiam documentário "Sombra - um ensaio para o esquecimento"

Foto: Direitos Reservados

O Teatro da Cidade e a RTP Palco estreiam em breve um filme documental, coproduzido em parceria por ambos, e que apresenta o primeiro momento de criação para o espetáculo que estreia em Outubro, no Teatro Viriato, em Viseu. SOMBRA – um ensaio para o esquecimento estará em exibição a partir do último trimestre do ano na RTP Palco, mas contará com uma antestreia este sábado, dia 23 de abril, no canal de Youtube do Teatro da Cidade.

"Ao longo de meia hora, assistimos a um objeto que procura habitar um lugar intermédio, entre o palco e o filme. São aproximações a uma personagem, a um conflito; são farrapos de uma personagem esquecida", adianta o Teatro da Cidade na sua página do Instagram.

Ao longo de 2022, o Teatro da Cidade trabalha "em torno do Direito ao Esquecimento" e, para além do filme, "haverá ainda a criação do espetáculo no final do ano", adianta ainda a companhia sobre este projeto que teve o apoio do Garantir Cultura para a sua produção.

Para além desta novidade, o Teatro da Cidade já revelou uma outra iniciativa, a decorrer entre mao e setembro no Teatro Viriato, em Viseu. A companhia irá dinamizar um Clube de Leitura, através do qual "o público auxiliará a companhia a selecionar a próxima peça que irá levar a palco", adianta o Teatro Viriato em comunicado, adiantando que o evento estará organizado em quatro sessões , a decorrer no dia 14 de maio, 25 de junho, 16 de julho e 24 de setembro.

Este Clube de Leitura “desafiará o público viseense a ler e a discutir textos dramatúrgicos, a descobrir caminhos futuros e a sedimentar uma relação com a companhia Teatro da Cidade que, espera-se, sobreviva para lá do espetáculo que será apresentado até ao final do ano.”, pode ler-se ainda no comunicado, citado pelo site Comunidade Cultura e Arte. As inscrições encontram-se abertas até 6 de maio, no site do Teatro Viriato.