Header Ads

Systur representam a Islândia no "Festival Eurovisão da Canção 2022"

Foto: RÚV

As Systur, um grupo de irmãs formado por Sigga, Beta e Elín, vão representar a Islândia em Turim com a canção Með hækkandi sól. As artistas foram as grandes vencedoras da Final Nacional islandesa  Söngvakeppnin com 77,380 pontos. Os restantes lugares do pódio da competição ficaram completos com Reykjavíkurdætur e os Amarosis que obtiveram 69,227 e 24,427 pontos, respetivamente.

O habitual certame de escolha do representante nórdico foi realizado no RVK Studios e transmitido pela televisão estatal RÚV em Reykjavík. A competição foi composta por duas semifinais e uma final. De cada semifinal apuraram-se 2 canções para a Final. Já um 5º finalista do concurso foi galardoado com um Wildcard fornecido pelos organizadores.

Os 5 finalistas do certame. Cima: Reykjavíkurdætur, Systur.
Baixo: Katla, Amarosis e Stefán Óli.

Na Grande Final foram precisas duas rondas para eleger o representante. Numa primeira ronda foi utilizada a metodologia de votação 50/50: 50% pelo televoto islandês e 50% pelo júri presente em estúdio. Findando a votação, transitaram para a Superfinal o grupo Reykjavíkurdætur e as Systur, que obtiveram 45,757 e 42,224 pontos, respetivamente.

Já na Superfinal, a votação foi feita com o somatório da primeira ronda e uma nova votação do público. Nesta segunda ronda, as Systur levaram a melhor, amealhando mais 35,156 contra os 23,470 das Reykjavíkurdætur e garantindo assim a oportunidade de subir ao palco do PalaOlimpico no próximo dia 10 de maio, na primeira semifinal do certame.

A Islândia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1986 na cidade norueguesa de Bergen e conta até ao momento com 33 participações, 26 finais alcançadas e ainda sem nenhum tento vitorioso. O melhor resultado do país foi um 2º lugar obtido em 1999 e 2009. Na edição de 2021, a delegação islandesa foi representada por Daði og Gagnamagnið com a canção 10 Years, obtendo um honroso 4º lugar com 378 pontos.

Vê abaixo o vídeo oficial das Systur, já disponível no Youtube.