Header Ads

"Restos do Vento", de Tiago Guedes, estreia na 75ª edição do Festival de Cinema de Cannes

Foto: Direitos Reservados

Restos do Vento é o nome do mais recente filme do realizador Tiago Guedes, que também assina o argumento em parceria com Tiago Rodrigues, o atual diretor artístico do Festival de Avignon. A produção da Leopardo Filmes, RTP, APM Produções, Alfama Films Productions e da ARTE France Cinema vai ter estreia mundial na 75ª edição do Festival de Cinema de Cannes, que vai decorrer entre 17 e 28 de maio. A luso-francesa Cristèle Alves Meira e o português João Gonzalez elevam também a bandeira nacional no evento que celebra a 7ª arte em terras gaulesas.

O que se passa no interior do nosso país vai estar em destaque nas produções portuguesas que vão marcar presença no Festival de Cinema de Cannes. Restos do Vento foi um dos últimos filmes a ser anunciado na programação das Sessões Especiais, uma seleção oficial fora de competição. Protagonizado por Albano Jerónimo, Nuno Lopes, Isabel Abreu, João Pedro Vaz, Gonçalo Waddignton e Leonor Vasconcelos, pode ler-se na sinopse que a narrativa acompanha "uma tradição pagã numa vila do interior de Portugal, que deixa traços dolorosos num grupo de jovens adolescentes". "Vinte e cinco anos depois, ao reencontrarem-se, o passado ressurge e a tragédia instala-se", conclui a sinopse. 

Foto: Direitos Reservados
A película vai ter estreia mundial em Cannes e partilha o painel das Sessões Especiais com os filmes: Tourment sur les îles, de Albert Serra; Mi Pais Imaginado, de Patricio Guzman; o musical Don Juan, de Serge Bonzon; L' Innocent, de Louis Garrel; e a animação Le Petit Nicolas, da autoria de Amandine Fredon e Benjamim Massoubre. Tiago Guedes vai então a Cannes dar a cara pela produção Restos do Vento, ele que também foi o realizador da obra de sucesso A Herdade e de Glória, a primeira série portuguesa para a Netflix. 

A participação portuguesa não fica por aqui, uma vez que Cristèle Alves Meira e João Gonzalez vão também marcar presença na 75ª edição do Festival de Cinema de Cannes, ainda que numa categoria diferente de Tiago Guedes. A realizadora luso-francesa leva a sua primeira longa-metragem de ficção, intitulada Alma Viva, à Semana Crítica, um dos programas paralelos do evento. A coprodução entre Portugal, França e Bélgica foi rodada em Bragança e conta a história de Salomé, uma menina de dez anos que vai passar as férias com a avó e se culpabiliza pela morte dela, sem compreender o que aconteceu.

Foto: Alma Viva, de Cristèle Alves Meira (Direitos Reservados)

Por outro lado, João Gonzalez será o primeiro português a levar uma curta-metragem de animação à Semana Crítica de Cannes. A informação foi avançada pela Agência da Curta-Metragem. O filme intitula-se Ice Merchants e trata-se da história de pai e filho, que vivem no topo de um precipício, de onde saltam todos os dias de paraquedas para fornecer gelo à aldeia situada numa planície.

Consulta o site oficial do evento para conheceres todos os filmes que vão estar em competição no festival que vai decorrer em Cannes, França, de 17 a 28 de maio. A abertura vai ficar a cargo de Michel Hazganavicius, com a exibição da comédia Z (comme Z)